1ª edição da Feira Internacional do Granito – GRANIFAIR

A Câmara Municipal de Espinho e a Cooperativa dos Pedreiros organizaram este sexta-feira, dia 28 de Abril, a 1ª edição da Feira Internacional do Granito – GRANIFAIR, que teve lugar no Centro Multimeios de Espinho.
O objectivo da feira foi promover e divulgar a rocha ornamental portuguesa junto dos mercados externos, valorizando-os com vista ao aumento das exportações nacionais.
Sendo o norte de Portugal a principal região com grande variedade e abundância de recursos no que ao granito diz respeito e dotado de tecnologia de extração e transformação, reúne as condições fundamentais para se afirmar no mercado externo. Tal facto, aliado à crescente procura por parte dos players deste mercado, a organização acha importante de levar a cabo iniciativas que promovam o aumento da visibilidade das rochas ornamentais portugueses.
Através da voz dos mais diversos prescritores, usuários e estudiosos desta matéria, convidados a palestrar na conferência, estes impulsionaram o valor do granito, nas suas mais diversas aplicações e usos.
The Beginning Conference, ano zero da GRANIFAIR, foi o ponto de partida para a evolução de um recurso natural, com potencial acima dos seus usos atuais, assim como, para a promoção das capacidades, valor, exportação, história e exploração do granito.

Reportagem: Filipe Couto e Patrícia Sousa

Artigos Relacionados