8.2 C
Espinho Municipality
Sexta-feira, Março 29, 2024
spot_img

ÚLTIMAS

Chegou ao fim o CINANIMA’16

Chegou ao fim o CINANIMA’16, cuja cerimónia de encerramento decorreu no sábado, dia 12 de Novembro, na Sala António Gaio do Centro Multimeios de Espinho, numa sessão apresentada por Mário Augusto.
Esta noite de entrega de prémios do CINANIMA contou com a presença de Pinto Moreira, Presidente da Câmara Municipal de Espinho que discursou no encerramento do 40º aniversário do Festival Internacional de Cinema de Animação de Espinho.
O filme “Entre as Ondas Negras” deu a Anna Budanova o Grande Prémio do festival.
Em português, José Miguel Ribeiro vê a sua Curta-metragem “Estilhaços” arrecadar o Prémio Especial do Júri. “Este é um filme sobre a forma como a Guerra se instala no corpo das pessoas que a vivem olhos nos olhos. E, depois, a milhares de quilómetros e dezenas de anos decorridos, contamina, como um vírus, outros seres humanos”. Esta curta-metragem arrecadou também o Prémio António Gaio, sendo considerado o melhor filme na competição nacional no 40º aniversário do CINANIMA. “Fim de Linha”, de Paulo D’Alva e António Pinto, mereceu uma Menção Honrosa.
A Longa-metragem vencedora, “Psiconautas, As Crianças Esquecidas”, Alberto Vázquez e Pedro Rivero, veio de Espanha e conta a história de Birdboy e Dinky, dois adolescentes que decidem fugir de uma ilha devastada por uma catástrofe ecológica.
Já o Prémio Jovem Cineasta Português reconheceu, na categoria até 18 anos, a Curta-metragem realizada pelo Colectivo de Alunos da Escola Secundária de Lousada, “Uma Família Portuguesa, sem certeza”; e atribuiu uma Menção Honrosa a “Nós e o Mundo”, das Crianças das Oficinas da Anilupa, Alunos do Centro de Reabilitação da Granja.
Na categoria mais de 18 anos, as jovens cineastas premiadas foram Joana Nogueira e Patrícia Rodrigues, com a Curta “Pronto, Era Assim”, a história de vida de seis idosos, quatro senhoras e um casal, que, sobre a forma de entrevistas, dão voz a objetos, uma produção que venceu, ainda, a categoria em estreia no CINANIMA para o Melhor Documentário de Animação.
Uma Menção Honrosa, ainda, para “Lugar em Parte Nenhuma”, de Bárbara Oliveira e João Rodrigues no Prémio Jovem Cineasta Português, mais de 18 anos.
De entre os filmes de mais de 5 até 24 minutos, a Curta-metragem canadiana de Theodore Ushev, “Vaysha, A Cega”, foi a vencedora. O CINANIMA distingue, também, o melhor filme de Fim de Estudos/Filme de Escola com o Prémio Gaston Roch. Este ano, a distinção foi para Giulia Martinelli e “Merlot” (Itália), passado numa floresta de conto de fadas, onde uma idosa rabugenta perde uma garrafa de vinho.
Finalmente, da Holanda, “De Staat: Witch Doctor”, do Studio Smack e Floris Kaayk vence como Melhor Filme de Publicidade e Informação; e a Organização do CINANIMA distingue, na categoria Sereia Animada, a Curta-metragem dinamarquesa “Mr.Sand”, de Soetkin Verstegen.

CME

ÚLTIMAS

spot_imgspot_img

OUTRAS NOTÍCIAS

Reunião da Comissão Municipal do Sistema de Gestão Integrada de Fogos Rurais

0
A Presidente da Câmara Municipal de Espinho, Maria Manuel Cruz, presidiu esta quarta-feira, 27 de março, à segunda reunião da Comissão Municipal do SGIFR. Esta...

Relatório do estado das obras realizadas na Rua 19 (a nascente)

0
O Município de Espinho tem recebido variadíssimas queixas relativamente ao estado em que se encontra a Rua 19, entre o limite nascente do concelho...

Obras na Rua Rosa dos Moinhos em Anta

0
Agora que, finalmente, as condições climatéricas o permitem, teve início a obra de reabilitação da passagem hidráulica na rua Rosa dos Moinhos, que o...
EspinhoTV

GRÁTIS
BAIXAR