“Guetim em Festa” com Folclore, música e humor

A Junta de Freguesia de Anta e Guetim, organizou no passado fim de semana o “Guetim em Festa”, que decorreu durante os dias 7 e 9 de Julho’17.
No primeiro dia de festa, subiram ao palco a banda Remédio Santo, mas a surpresa da noite seria a “banda de guetim” que animou todos os presentes. A assistir ao evento estava o humorista Fernando Rocha que subiu depois ao palco para uns minutos de bom humor, ao seu jeito.
No sábado a tarde foi das crianças com insufláveis, pinturas faciais, jogos tradicionais e o palco esteve entregue aos grupos “The Movement” e “Top Dance”. À noite o festival de folclore abriu com uma orquestra de guitarras. A presidente da direção do grupo, Leonor Carvalho, explica que optaram por este tipo de performance para arrancar com o evento, à semelhança do ano passado, uma vez que, “embora não seja propriamente um folclore, é um miminho à população”.
Uns minutos depois das 22h00 começou a representação folclórica, com o Grupo Cultural e Recreativo Semente. Apresentou aos presentes vários ofícios que se praticavam antigamente na região: os lavradores que trata-vam do milho, o ofício de sapa-teiro, de tanoeiro e de amolador. Os dois grupos convidados, o Rancho Folclórico de Montargil e o Rancho Folclórico Ceifeiras e Campinos de Azambuja, apre-sentaram, em seguida, as danças da respetivas regiões.
No dia seguinte o evento foi dedicado ao humor com a atuação de João Seabra. O evento encerrou com a Royal Band.
Texto: Joana Amorim

Fotos: Direitos reservados

Artigos Relacionados