Majestosa festa a Nª Srª do Mar em Silvalde

A festa em honra da Nossa Senhora do Mar – provavelmente a maior romaria da freguesia de Silvalde – começou na passada quinta-feira, dia 3 de Agosto, e de forma marcante, com o concerto dos Impecáveis Band.

As festividades do dia seguinte, começou com o já tradicional Desfile do Pescador. Com início no Largo da Câmara Municipal, as varrerias e os pescadores, orgulhosamente vestidos com os seus trajes – elas com os melhores aventais, os seus bens de ouro e as suas canastras e eles com as tradicionais camisas de flanela aos quadrados –, desfilaram pelas ruas da cidade até à beira-mar, seguindo depois o caminho para o Bairro da Marinha. A noite, essa seria animada com a Banda Lusa.
Já no sábado, os jogos tradicionais animaram a tarde e a noite, o grande destaque foi para o concerto dos Ivasion e para o espectáculo de fogo piromusical, com início marcado para as 23h30, e que reuniu, como habitualmente, muitas pessoas naquela zona de Silvalde. Durante largos minutos, todos os presentes olharam para o céu para admirar o “festival” de cores proporcionados pela Comissão de Festas da Nossa Senhora do Mar.
No domingo, o dia foi essencialmente dedicado à programação religiosa ou não fosse a fé tão importante para as gentes que vivem do mar. Da parte da manhã, realizou-se a tradicional missa, mas a procissão solene, que arrasta sempre multidões a Silvalde, começou apenas às 17h00.
Os andores percorreram as principais ruas daquela parte da freguesia, saindo da Capela da Senhora do Mar e seguindo para norte pela Avenida João de Deus. No Fórum de Arte e Cultura de Espinho (FACE), a procissão seguiu em direção ao mar, percorrendo depois a zona à beira-mar, onde se realizou a tradicional bênção ao mar.

A romaria continuou à noite com a atuação dos Expresso 86, enquanto, já na segunda-feira. a animação esteve garantida com os Minhotos Marotos.

Por Filipe Couto

Artigos Relacionados