Semana Santa abre com Procissão de Ramos

À semelhança do que tem vindo a acontecer em anos anteriores, na tarde de 29 de março, Dia Mundial da Juventude, realizou-se a Procissão de Ramos, com a encenação das vivências de Jesus naquele dia. Segundo a Bíblia, Jesus foi para Jerusalém, com os seus discípulos, para celebrar a Páscoa Judaica. Quando entrou na cidade foi aclamado pela população como o Messias. Assim, na Igreja Paroquial de Anta, deu-se a entrada triunfal em Jerusalém. A procissão seguiu desceu a rua 19, entre cânticos e “osanas” ao Messias, com os atores a abrir caminho, seguidos pela cruz paroquial.
Muitos foram os fiéis que aguardavam a sua chegada no largo da Câmara Municipal, junto às barracas de venda que compunham o cenário. Os espinhenses abriram caminho para a entrada da procissão, que voltou a representar a entrada triunfal de Jesus em Jerusalém, bem como o diálogo com Barrabás.
Para além dos muitos intervenientes na procissão, que se apresentavam vestidos a rigor, foram centenas os fiéis que a acompanharam desde Anta até ao final da Eucaristia da Bênção dos Ramos, no exterior da Igreja Matriz de Espinho. O Presidente a Câmara Municipal de Espinho, Pinto Moreira, e o Presidente da Junta de Freguesia de Anta, Nuno Almeida encontravam-se entre os presentes.
A iniciativa foi organizada pelas comunidades de Guetim, Anta e Espinho, com o apoio da Câmara Municipal de Espinho.
Texto: Joana Amorim

Artigos Relacionados