EspinhoTV

ADCE promove sessão no Dia Internacional para a Eliminação da Violência contra as Mulheres

Por Joana Paulo

No Dia Internacional para a Eliminação da Violência contra as Mulheres – 25 Novembro, a ADCE e a PSP de Espinho iniciaram um conjunto de sessões de sensibilização sobre a temática da violência doméstica.

A primeira sessão decorreu na sala de Assembleia de Freguesia de Anta/Guetim, esta manhã de sexta-feira, com a colaboração do agente PSP Carvalho.

Durante uma hora, foram dadas sugestões de medidas de segurança e de conduta, seguindo-se um debate para esclarecimento de dúvidas.

A “Violência fica à Porta” visa alertar a sociedade para os vários casos de violência contra as mulheres, nomeadamente casos de abuso ou assédio sexual, maus-tratos físicos e psicológicos.

Segundo o Relatório Anual de Segurança Interna há mais de 26 mil casos de violência doméstica por ano. Em 90% das situações as vítimas são mulheres.

Constitui violência contra as mulheres “todo o ato de violência baseado na pertença ao sexo feminino que tenha ou possa ter como resultado o dano ou sofrimento físico, sexual ou psicológico da mulher; inclui-se aqui também a ameaça de tais atos, a coação ou a privação arbitrária de liberdade, na vida pública ou na vida privada” (ONU, 2000).

A próxima sessão decorrerá no Polo Social da Marinha de Silvalde já no dia 2 de Dezembro.

Segundo o Observatório de Mulheres Assassinadas – OMA, de 01 de Janeiro a 31 de Dezembro de 2015 morreram 29 mulheres e 39 foram vítimas de tentativa de femicídio.

Combater a violência contra as mulheres é um dever de todos.

Exit mobile version