12.5 C
Espinho Municipality
Sexta-feira, Março 29, 2024
spot_img

ÚLTIMAS

AEMGA conquista novo prémio europeu

“On the edge”, um projecto Erasmus+ e eTwinning do AEMGA, acaba de ser distinguido com um prémio europeu eTwinning.

De entre 1824 projectos enviados a concurso a nível europeu, apenas nove foram galardoados nas cinco categorias. O projecto “On the edge”, cujo título significa ‘no limite’, numa tradução livre, arrecadou o 2º prémio na categoria dos 12-15 anos dos Prémios Europeus 2022, elevando para quatro o número de projectos premiados a nível europeu do Agrupamento de Escolas Dr. Manuel Gomes de Almeida (AEMGA).

Os três professores premiados do AEMGA são Manuela Correia (coordenadora-geral do projecto), Lígia Oliveira e Adrien Santos. Irão participar na conferência anual eTwinning, que este ano será realizada virtualmente, no próximo mês de Outubro. Haverá também uma cerimónia de entrega de prémios a nível local para os alunos envolvidos, que ocorrerá na escola sede do AEMGA no 3º período em data a designar.

O eTwinning é uma iniciativa promovida e apoiada pela Comissão Europeia com o intuito de desenvolver competências digitais, linguísticas, sociais e culturais, de maneira a promover a cidadania europeia. Os projectos desenvolvidos no âmbito desta iniciativa são realizados em parceria com outras escolas europeias, podendo versar qualquer área ou tema. Destinam-se a alunos de todos os níveis de ensino e visam desenvolver a autonomia, a colaboração, a comunicação, o pensamento crítico e a criatividade, entre outras.

“On the edge” é um projecto interdisciplinar que se desenvolveu entre 2018 e 2021. Para além de Portugal, envolveu escolas da Finlândia, Roménia, Polónia, Alemanha e Grécia. Foi também um projecto Erasmus+, ou seja, um projecto financiado em que alguns alunos do 2º e 3º ciclo do agrupamento tiveram a oportunidade de visitar os cinco países parceiros durante uma semana. Cada país parceiro teve uma temática específica a explorar com forte ligação ao currículo escolar:

  • Portugal (Novembro 2018) – “On the edge of Arts and Music” (Arte e Música)
  • Roménia (Fevereiro 2019) – “On the edge of Science and Maths” (Ciência e Matemática)
  • Polónia (Maio 2019) – “On the edge of Biology and Environment” (Biologia e Ambiente)
  • Alemanha (Novembro 2019) – “On the edge of Sports and Technology” (Desporto e Tecnologia)
  • Finlândia (Fevereiro 2020) – “On the edge of Nature and Culture” (Natureza e Cultura)
  • Grécia (Maio 2021) – “On the edge of the European Cultural Heritage” (Património Cultural Europeu)

Em Portugal, as actividades organizadas incluíram visitas à Casa da Música, Serralves, Aveiro, Museu Municipal de Espinho – FACE, Museu Vista Alegre, Museu do Carro Eléctrico; workshops organizados pela escola ou por instituições locais como a Academia de Música de Espinho; experiências científicas; e colaborações com várias organizações e instituições no domínio da protecção do ambiente, das línguas estrangeiras, da música, da geografia, do ambiente, da cultura, entre outras. Devido à pandemia, a visita à Grécia teve de ser realizada virtualmente. Graças ao museu FACE, que cedeu as instalações ao projecto, foi possível realizar visitas virtuais à ilha de Creta, na Grécia, ligações via zoom com todos os participantes do projecto e várias outras actividades colaborativas. No âmbito do projecto foram criados vários produtos, tais como eBooks e jogos temáticos, um calendário reutilizável, dicionários de termos técnicos, e ainda a “On the edge Song”, o hino do projecto que inclui uma quadra escrita pelos participantes de cada mobilidade na sua própria língua.

Organizados em equipas internacionais, os alunos realizaram várias tarefas em conjunto, conquistando pontos para as suas equipas. “Queríamos que se sentissem desafiados, mas também procurámos promover a amizade em vez da rivalidade entre os países”, afirmou Manuela Correia. O sentido de liberdade na descoberta de modos de ser e agir e a necessidade de comunicar com colegas que falam outras línguas, levou estas crianças e adolescentes a melhorarem a sua autonomia e a procurarem meios de comunicação e apresentação das ideias que tinham em mente. Adrien Santos, professor de Físico-Química e um dos organizadores da Semana da Ciência do AEMGA em 2019, disse que, através do projecto, “os alunos puderam rever ou descobrir novas aplicações das ciências, que contribuíram para abrir novos horizontes e desenvolver um espírito mais livre e menos preconceituoso.”

“As semanas das mobilidades foram muito ricas, no que toca ao relacionamento interpessoal e ao conhecimento de outros ambientes”, referiu Lígia Oliveira, professora de Educação Visual e Tecnológica e coordenadora da EB Domingos Capela. Como o nome indica, “On the edge” foi um projecto desenhado para expor os alunos aos seus limites, não só a nível escolar, como também a nível social e emocional. Conseguir superar as dificuldades que as viagens acarretam, tais como estarem longe dos pais, serem acolhidos por uma família que não a deles, conseguirem ultrapassar a barreira linguística, aprenderem a lidar com horários, clima, gastronomia e formas de viver completamente diferentes daquelas a que estão habituados, são aspectos muito importantes no desenvolvimento e crescimento das crianças.

Manuela Correia deixou um agradecimento à direcção do agrupamento, a todos os alunos, famílias, funcionários e docentes envolvidos e referiu que “este prémio é o coroar do trabalho de toda uma equipa com e em prol dos nossos alunos. Procurámos proporcionar-lhes oportunidades de trabalhar com as novas tecnologias, de comunicar em inglês com os seus parceiros europeus, de conhecer outros países e outras culturas, e de promover valores de cidadania, acrescentando assim uma dimensão europeia à sua educação.”

Link para o site do projecto “On the edge”: https://twinspace.etwinning.net/70327

ÚLTIMAS

spot_imgspot_img

OUTRAS NOTÍCIAS

Reunião da Comissão Municipal do Sistema de Gestão Integrada de Fogos Rurais

0
A Presidente da Câmara Municipal de Espinho, Maria Manuel Cruz, presidiu esta quarta-feira, 27 de março, à segunda reunião da Comissão Municipal do SGIFR. Esta...

Relatório do estado das obras realizadas na Rua 19 (a nascente)

0
O Município de Espinho tem recebido variadíssimas queixas relativamente ao estado em que se encontra a Rua 19, entre o limite nascente do concelho...

Obras na Rua Rosa dos Moinhos em Anta

0
Agora que, finalmente, as condições climatéricas o permitem, teve início a obra de reabilitação da passagem hidráulica na rua Rosa dos Moinhos, que o...
EspinhoTV

GRÁTIS
BAIXAR