Após o interregno imposto pela pandemia, o AEMGA retomou o Intercâmbio com a escola Fortes Lyceum, em Gorinchem, no sul da Holanda.
A 1ª fase das atividades realizou-se durante a última semana do Primeiro Semestre.
O grupo Português, constituído por 18 alunos do 10º ano da escola sede (turmas 1, 2, 3, 5, 7 e 8), acompanhados pelas professoras Marisa Rocha e Sara Castro, foi recebido com braços abertos pelos parceiros Holandeses.
O programa da semana incluiu várias atividades escolares, para além de visitas guiadas a monumentos e locais emblemáticos, e algum tempo livre passado com os alunos e famílias que albergaram os portugueses.
Além de Gorinchem, a cidade anfitriã, houve ainda a oportunidade de visitar Amesterdão, a mais famosa cidade dos Países-Baixos, bem como Haia, cidade que alberga a sede do parlamento Neerlandês, o Tribunal Internacional de Justiça das Nações Unidas, e o Tribunal Penal Internacional. As atividades programadas incluíram visitas variadas, nomeadamente, ao Museu Marítimo Nacional e passeio de barco pelos canais do rio Amstel, em Amesterdão, visita a Kinderdijk, localidade próxima de Roterdão, onde se encontra a maior concentração de moínhos de vento ainda em funcionamento, e ainda um Treasure Hunt em Gorinchem com prémio para os vencedores, entre muitas outras experiências enriquecedoras.
O projeto incluiu, ainda, várias atividades de intercâmbio cultural, feitas em grupos binacionais, preparadas na escola e nas atividades de exterior e apresentadas em sala de aula.
O encontro deu a conhecer as diferenças entre os dois países, nomeadamente os sistemas educativos, os hábitos alimentares e mesmo a ocupação de tempos livres, tendo-se revelado uma experiência inquestionavelmente enriquecedora e inesquecível.
A escola Holandesa, parceira neste projeto enriquecedor, acolhe mais de 1200 alunos com idades entre os 12 e os 18 anos de idade. Além do currículo normal, oferece espaço para desenvolvimento de talentos, o que se traduz em horas extracurriculares nas áreas de desporto, arte, media e desenvolvimento de pesquisa de soluções técnicas baseadas em problemas do quotidiano. A escola oferece aulas Cambridge em substituição de aulas de Inglês regulares. Os alunos são preparados para três níveis de exame finais – profissionalizantes; com vista a frequentar cursos universitários de Ciências Aplicadas; para uma bolsa de nível universitário superior.
A 2ª fase ocorrerá entre 11 a 18 de março, com a visita dos parceiros Holandeses ao nosso país e, em especial, à nossa cidade.