Agenda de Eventos
Jun
13
Qua
Exposição Nós, os de Orpheu
Jun 13 – Jun 27 todo o dia
Exposição Nós, os de Orpheu

Inauguração da Exposição Nós, os de Orpheu
Participação do projecto “Brumas”
Com Fernando Pessoa (Carlos Revez)
Com Sá-Carneiro (José Sá)

No âmbito das comemorações do 130.º aniversário de nascimento de Fernando Pessoa, a 13 de junho, estará patente desde esse dia até 30 de junho, no jardim interior da Biblioteca Municipal José Marmelo e Silva, a exposição «Nós, os de Orpheu», resultante de uma parceria com a Casa Fernando Pessoa e o Camões – Instituto da Cooperação e da Língua.
A exposição Nós, os de Orpheu – título parafraseado do texto de Fernando Pessoa na revista Sudoeste 3, em 1935 –, traça o percurso da revista e dos seus protagonistas, recorrendo, muitas vezes, às próprias palavras dos “órficos”.
Através da reprodução de obras e documentos (fotografias, recortes de imprensa, correspondência, manuscritos, etc.), apresenta-se o “Nós” que formou Orpheu e alargam-se perspetivas de leitura a todos “Nós” que, um século depois, o continuamos a descobrir. Porque, como Pessoa concluiu: “Orpheu acabou. Orpheu continua.”
A exposição Nós, os de Orpheu foi desenvolvida em 2015 pela Casa Fernando Pessoa em parceria com o Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, no enquadramento das celebrações dos 100 anos da revista “extinta e inextinguível” Orpheu.
Desenhada de raiz para circular em vários contextos, escolas, bibliotecas, centros de língua, esta exposição procurou um ângulo que permitisse apresentar a revista Orpheu e o grupo que a criou a partir de dentro, quer isto dizer: a partir dos contributos dos seus protagonistas, tanto no tempo histórico da revista, como posteriormente e a partir das memórias que estes autores e artistas nos legaram.
Nós, os de Orpheu compreende um conjunto de 25 cartazes.

Jun
30
Sáb
Pensar a Escrita – 2018
Jun 30 @ 15:00 – 16:00
Pensar a Escrita - 2018

Tendo em conta a aposta no enriquecimento, conhecimento, tradição e vivência cultural da praia e cidade de Espinho, marcada por importantes figuras da história da literatura como Manuel Laranjeira, Miguel de Unamuno, José Marmelo e Silva, entre outros, a Biblioteca Municipal José Marmelo e Silva vai iniciar, a partir do mês de março, um novo projeto designado de “pensar a Escrita”.

Trata-se de um convite dirigido a vários autores, muitos deles nomes consagrados da literatura portuguesa e outros, jovens e proeminentes escritores, para virem a Espinho apresentar as suas obras mais recentes, numa aposta da Câmara Municipal de Espinho em dar a conhecer aos espinhenses o que de melhor se faz no âmbito da escrita em língua portuguesa. Assim, e até ao mês de Junho, estão confirmadas as presenças de Álvaro Domingues (17 março), Richard Zimler (27 abril), Paulo Marques, Cidália Pinto e Rúben Oliveira (12 maio – ANULADA), António Tavares (26 maio), Joana Bertholo (2 junho), Sandra Inês Cruz (15 junho) e João Tordo (30 junho).

26 maio | 15h00
António Tavares

2 junho | 15h00
Joana Bértholo

16 junho | 18h00
Sandra Inês Cruz

Obra vencedora da 1.ª edição do Prémio Literário Manuel Laranjeira

A Câmara Municipal de Espinho e a editora Edita-me, no âmbito das comemorações do Dia de Elevação de Espinho a Cidade, têm a honra de o(a) convidar para o lançamento do livro “Viagens por histórias mais ou menos naturais” de Sandra Inês Cruz, vencedora do Prémio Literário Manuel Laranjeira 2017, a realizar no dia 16 de junho de 2018, às 18h00, na sala polivalente da Biblioteca Municipal José Marmelo e Silva.

“Sandra Inês Cruz tem formação em Jornalismo pela Escola Superior de Jornalismo do Porto onde também deu aulas de Televisão.
Trabalhou enquanto repórter na RTP durante vários anos, e apresentou e coordenou o TVI Jornal, na TVI.
Depois disso, e enquanto freelancer, coordenou e apresentou o programa “Viajar é Preciso”, e fez o 4xCiência, os dois na RTP.
Tem uma Pós-Graduação em Direito da Comunicação e um Mestrado em Literaturas e Culturas Africanas, ambos pela Universidade de Coimbra.
Deu aulas de Teorias da Comunicação Na Escola Superior Artística do Porto.
Nos últimos anos esteve dedicada a uma série de 13 documentários sobre biodiversidade que escreveu e realizou para a RTP.
Lançou um livro para crianças em 2017 intitulado “As viagens mais longas do mundo… as da nossa comida”.
É aluna do Doutoramento em Patrimónios de Influência Portuguesa no Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra.”

 

30 junho | 15h00
João Tordo

Local
Biblioteca Municipal José Marmelo e Silva
Set
7
Sex
Espimodel 2018
Set 7 todo o dia
Espimodel 2018

Exposição/Concurso Internacional de Modelismo estático.

7 a 9 Setembro 2018

Núcleo de Modelismo de Espinho

Local: Fórum de Arte e Cultura de Espinho (FACE)

Set
8
Sáb
Espimodel 2018
Set 8 todo o dia
Espimodel 2018

Exposição/Concurso Internacional de Modelismo estático.

7 a 9 Setembro 2018

Núcleo de Modelismo de Espinho

Local: Fórum de Arte e Cultura de Espinho (FACE)

Set
9
Dom
Espimodel 2018
Set 9 todo o dia
Espimodel 2018

Exposição/Concurso Internacional de Modelismo estático.

7 a 9 Setembro 2018

Núcleo de Modelismo de Espinho

Local: Fórum de Arte e Cultura de Espinho (FACE)