Agenda de Eventos
Set
21
Sáb
1ª MARCHA PELA EDUCAÇÃO
Set 21 todo o dia

A CPCJ de Espinho, numa estreita parceria de colaboração com a ADCE, tem a honra de convidar toda a comunidade educativa e demais interessados, para a I MARCHA PELA EDUCAÇÃO. A iniciativa terá lugar no próximo dia 21 de setembro (sábado) pelas 10:30 horas, com início no Largo da Câmara Municipal de Espinho. O evento terá como patrono, o Meritíssimo Juiz Conselheiro Jubilado do Supremo Tribunal de Justiça, Álvaro Laborinho Lúcio, e insere-se nas celebrações do Mês da Educação.

Acreditamos que o início do ano letivo é o momento mais importante para celebrar o regresso à Escola.
Sendo a EDUCAÇÃO um direito previsto na Constituição da República Portuguesa para todas as crianças e jovens a viver em território português, precisamos unir esforços para juntos fazer cumprir esse direito.

Juntem-se a nós nesta causa, vamos marchar juntos pela EDUCAÇÃO no próximo dia 21 de setembro. Vamos festejar!
A educação mão transforma o mundo, a educação muda pessoas. As pessoas transformam o mundo.
Acreditamos num Direito à Educação, devidamente integrado num projeto educativo que crie ambientes saudáveis e socialmente produtivos, enaltecendo comportamentos éticos e cívicos e capaz de encorajar virtudes morais com a honestidade, bondade, empatia, compaixão e gratidão.
Para além do cumprimento das metas curriculares, acreditamos que o sistema de ensino deverá promover competências de vida e para a vida, cientes de que o sucesso no futuro depende e muito das competências comportamentais, relacionais e na forma como as crianças e jovens vão aprendendo a autorregular as suas próprias emoções. Não temos dúvidas que o Direito à Educação contempla um sistema de Ensino suficientemente capaz de acreditar que o aprendizagem desenvolve-se de forma mais eficaz, quando crianças e jovens estão emocionalmente envolvidas com os conteúdos e tarefas curriculares.

Por isso acreditamos que a EDUCAÇÃO é o CAMINHO para a TRANSFORMAÇÃO

Limpeza nas dunas de Paramos
Set 21 @ 09:00 – 12:00
Limpeza nas dunas de Paramos

Nova ação de limpeza nas dunas de Paramos procura adesões

Assumindo a sua quota-parte de responsabilidade numa tarefa que é de todos e de todos os dias, a Cooperativa Nascente volta às dunas de Paramos para uma nova jornada de limpeza e eliminação de espécies invasoras, no SÁBADO 21, a partir das 9 horas. Esta é uma iniciativa em parceria com a Junta de Freguesia de Paramos e a organização garante os apoios básicos para a participação dos voluntários, todos necessários e todos muito bem-vindos. Sugere-se inscrição prévia pelos contactos habituais da Nascente.

Set
22
Dom
Projeto “Amigos da Ribeira do Mocho”
Set 22 @ 16:00 – 18:00

Projeto “Amigos da Ribeira do Mocho” apresenta-se e expõe alfaias agrícolas

Depois de um período inicial de conceção, recolha de adesões e lançamento das primeiras tarefas concretas, o novo projeto de cariz ambientalista que a Nascente se propõe desenvolver em parceria, para já, com a Junta de Freguesia de Ante-Guetim e os Escuteiros de Espinho, e que visa promover ações de melhoria da Ribeiro do Mocho, faz a sua apresentação pública no DOMINGO, 22, às 16 horas, em Guetim.

Os responsáveis do projeto “Amigos da Ribeira do Mocho” darão a conhecer os seus planos à população local e outros interessados na zona da Picadela, bem junto ao Mocho, com convite para uma visita à exposição de alfaias agrícolas e objetos ligados ao mundo rural que estará patente no Salão Paroquial.

Excelente oportunidade para ficar a saber do que se trata e pensar em alguma colaboração com um projeto tão aliciante.

Set
26
Qui
Seminário: Deitados à Rua: O drama dos cidadãos em situação de “Sem Abrigo”
Set 26 @ 09:30 – 17:30
Seminário: Deitados à Rua: O drama dos cidadãos em situação de "Sem Abrigo"

Inscrições
Gratuita e obrigatória (sujeita à lotação do auditório)
https://forms.gle/iZDiRM18hdcPGQ6P9
Local: Fórum de Arte e Cultura de Espinh

26 Setembro 2019

O seminário será um momento de reflexão técnica sobre a problemática da população em situação de “sem-abrigo”.

Pretende transmitir um conhecimento mais aprofundo desta temática e da necessidade de apoios para a garantia dos direitos efetivos de todos os cidadãos.

Tem como objetivo evidenciar a importância da intervenção na rua enquanto espaço primário de contacto e de inclusão, assim como analisar alternativas ao realojamento em habitação social clássica.

São destinatários deste encontro os decisores dos Municípios, Empresas Municipais e de Órgãos da Administração Pública com intervenção direta em ação social, Técnicos/as interventores/oras na área social na administração local, Técnicos/as de Municípios e de Empresas Municipais de ação social e de habitação social e Estudantes Universitários/as de áreas das ciências sociais e humanas, direito, arquitetura e engenharia civil.

Set
28
Sáb
Gincana de Automóveis Antigos 2019
Set 28 @ 09:30 – 18:30
Gincana de Automóveis Antigos 2019

GINCANA DE AUTOMÓVEIS ANTIGOS
ESPINHO – 28 de Setembro de 2019

1 – PROGRAMA:
09h30 – Abertura de Secretariado e parqueamento dos automóveis, Largo Drº José Salvador (Câmara Municipal de Espinho)
10h30 – 12h15 – Gincana I – Zona Sul da Feira Semanal
12h30 – 14h00 – Almoço
14h30 – 16h30 – Gincana II – Zona Sul da Feira semanal
17h30 – Distribuição de prémios e Cerimónia de encerramento

2- REGULAMENTO
Na Gincana de Automóveis Antigos de Espinho só poderão inscrever-se automóveis construídos anteriormente a 31 de Dezembro de 1995, obedecendo aos seguintes parâmetros:
– Estarem conservados em estado histórico correcto, ou seja de acordo com as características exactas à data do lançamento do veículo sem alterações posteriores.
– A Organização reserva-se no direito de proceder a uma pré-selecção
– Poderão ser admitidas viaturas não homologadas, dependendo dos critérios de selecção da Organização.
– Não sendo a Gincana uma prova desportiva, comprometem-se os participantes a respeitar e cumprir o código da estrada bem como acatar todas as indicações das autoridades competentes e dos membros da Organização devidamente identificados.
– É obrigatória a apresentação dos documentos do condutor e da viatura, bem como a apólice do seguro, sempre que exigidos.
– No início de cada sessão da Gincana, será efectuado um breefing c/ os participantes.
– Sendo um evento, eminentemente de convívio e de divulgação dos automóveis históricos e antigos, não deixaremos, todavia, de premiar os 3 primeiros classificados sendo os restantes, classificados ex-equo com os respectivos prémios de presença.

Concerto: “Sons no Património” com os Anaquim
Set 28 @ 17:30 – 19:30
Concerto: “Sons no Património” com os Anaquim

“Sons no Património”, é um evento em rede promovido pela Área Metropolitana do Porto que regressa em 2019 para a sua segunda edição, propondo a música como veículo de aproximação das pessoas ao património e de celebração dos lugares patrimoniais do território ao longo de quatro dias, entre os dias 26 e 29 de setembro.

A reedição desta proposta materializada primeiro em 2018 floresce da vontade da Área Metropolitana do Porto em valorizar o património dos dezassete municípios que a integram, sustentando apostas recentes no setor cultural, tais como a criação da Plataforma PIN e disponibilização dos Roteiros do Património Cultural da AMP e do Mapa do Património Cultural Material e Imaterial da AMP.

Em Espinho o concerto irá decorrer no Museu Municipal de Espinho, no sábado, dia 28 de Setembro, pelas 17h30, com os Anaquim, uma banda portuguesa formada em Coimbra, que em 2010 conquistou de imediato o público português com o álbum de estreia “As Vidas dos Outros”. É uma excelente oportunidade para conhecer o trabalho dos Anaquim e ouvir boa música portuguesa.

A entrada é gratuita.

Set
29
Dom
Recicla-te! Campanha Lipor chega a Espinho
Set 29 todo o dia
Recicla-te! Campanha Lipor chega a Espinho
29 e 30 set. no Largo da Igreja Anta e Praça da Feira » Muda de atitude, muda a tua vida, transforma-te. E assim sim, estarás a ajudar o planeta e o ambiente
Recicla-te é a campanha promovida pela LIPOR e pelos seus oito municípios associados (Espinho, Gondomar, Maia, Matosinhos, Porto, Póvoa de Varzim, Valongo e Vila do Conde) com vista à promoção da colaboração dos cidadãos no processo da reciclagem.
Em Espinho a iniciativa terá lugar no dia 29 e 30 de setembro no Largo da igreja de Anta e Praça da Feira Semanal respetivamente.
O objetivo é sensibilizar os cidadãos para a importância da reciclagem dos resíduos, bem como para a sua entrega de forma correta nos ecopontos. As práticas de reciclagem de resíduos em Portugal continuam aquém do que seria razoável, tornando urgente a veiculação de mensagens mais claras, que responsabilizem todos e cada um pelo cuidado do planeta.
A LIPOR tem como missão empreender soluções inovadoras na gestão de recursos com vista a um futuro sustentável. Transformar o comportamento dos cidadãos de forma a tê-los como aliados nesta tarefa é o apelo desta campanha.
De 16 de setembro e 2 de outubro, uma carrinha percorrerá os 8 municípios com diversas diversas iniciativas itinerante denominada de “Rastreio Clínico” para promoção da campanha.
A iniciativa tem como objetivo ajudar as pessoas a descobrir se têm um problema. Para isso, uma equipa de “especialistas” convidará o cidadão a entrar na viatura e fazer o rastreio, através de um jogo de perguntas sobre reciclagem e sobre os próprios hábitos de tratamento de resíduos.
Participe.
Link Relacionado: Site da campanha
Set
30
Seg
Recicla-te! Campanha Lipor chega a Espinho
Set 30 todo o dia
Recicla-te! Campanha Lipor chega a Espinho
29 e 30 set. no Largo da Igreja Anta e Praça da Feira » Muda de atitude, muda a tua vida, transforma-te. E assim sim, estarás a ajudar o planeta e o ambiente
Recicla-te é a campanha promovida pela LIPOR e pelos seus oito municípios associados (Espinho, Gondomar, Maia, Matosinhos, Porto, Póvoa de Varzim, Valongo e Vila do Conde) com vista à promoção da colaboração dos cidadãos no processo da reciclagem.
Em Espinho a iniciativa terá lugar no dia 29 e 30 de setembro no Largo da igreja de Anta e Praça da Feira Semanal respetivamente.
O objetivo é sensibilizar os cidadãos para a importância da reciclagem dos resíduos, bem como para a sua entrega de forma correta nos ecopontos. As práticas de reciclagem de resíduos em Portugal continuam aquém do que seria razoável, tornando urgente a veiculação de mensagens mais claras, que responsabilizem todos e cada um pelo cuidado do planeta.
A LIPOR tem como missão empreender soluções inovadoras na gestão de recursos com vista a um futuro sustentável. Transformar o comportamento dos cidadãos de forma a tê-los como aliados nesta tarefa é o apelo desta campanha.
De 16 de setembro e 2 de outubro, uma carrinha percorrerá os 8 municípios com diversas diversas iniciativas itinerante denominada de “Rastreio Clínico” para promoção da campanha.
A iniciativa tem como objetivo ajudar as pessoas a descobrir se têm um problema. Para isso, uma equipa de “especialistas” convidará o cidadão a entrar na viatura e fazer o rastreio, através de um jogo de perguntas sobre reciclagem e sobre os próprios hábitos de tratamento de resíduos.
Participe.
Link Relacionado: Site da campanha
Out
12
Sáb
Espinho é Mar # Espinho é Terra #
Out 12 @ 15:00 – 16:30
Espinho é Mar # Espinho é Terra #
15h00
Local: FACE – Fórum Arte Cultura Espinho
Preço: Gratuito (sem limite de inscrições)
Sessões: 18 maio, 14 setembro, 12 e 19 outubro: 15h00 às 16h30
18 e 25 outubro: 18h00 às 19h30
A propósito da comemoração dos 120 anos do aniversário do concelho de Espinho lançamos um desafio à população: pintar, desenhar e/ou escrever em caixas de cartão, pintadas de branco, os acontecimentos marcantes da memória colectiva desta terra de mares e pescadores, escritores, poetas e outros tantos pintores, médicos e arquitetos que têm dado notoriedade, a esta terra “nossa”.
Este será o mote para esta oficina!
O resultado final será apresentado na forma de instalação/exposição/performance a 26 de outubro no FACE-Fórum de Arte e Cultura de Espinho.

Mais informações: 927 960 248 // promocaocultural.cme@gmail.com

Out
18
Sex
Espinho é Mar # Espinho é Terra #
Out 18 @ 15:00 – 16:30
Espinho é Mar # Espinho é Terra #
15h00
Local: FACE – Fórum Arte Cultura Espinho
Preço: Gratuito (sem limite de inscrições)
Sessões: 18 maio, 14 setembro, 12 e 19 outubro: 15h00 às 16h30
18 e 25 outubro: 18h00 às 19h30
A propósito da comemoração dos 120 anos do aniversário do concelho de Espinho lançamos um desafio à população: pintar, desenhar e/ou escrever em caixas de cartão, pintadas de branco, os acontecimentos marcantes da memória colectiva desta terra de mares e pescadores, escritores, poetas e outros tantos pintores, médicos e arquitetos que têm dado notoriedade, a esta terra “nossa”.
Este será o mote para esta oficina!
O resultado final será apresentado na forma de instalação/exposição/performance a 26 de outubro no FACE-Fórum de Arte e Cultura de Espinho.

Mais informações: 927 960 248 // promocaocultural.cme@gmail.com

Out
19
Sáb
Espinho é Mar # Espinho é Terra #
Out 19 @ 15:00 – 16:30
Espinho é Mar # Espinho é Terra #
15h00
Local: FACE – Fórum Arte Cultura Espinho
Preço: Gratuito (sem limite de inscrições)
Sessões: 18 maio, 14 setembro, 12 e 19 outubro: 15h00 às 16h30
18 e 25 outubro: 18h00 às 19h30
A propósito da comemoração dos 120 anos do aniversário do concelho de Espinho lançamos um desafio à população: pintar, desenhar e/ou escrever em caixas de cartão, pintadas de branco, os acontecimentos marcantes da memória colectiva desta terra de mares e pescadores, escritores, poetas e outros tantos pintores, médicos e arquitetos que têm dado notoriedade, a esta terra “nossa”.
Este será o mote para esta oficina!
O resultado final será apresentado na forma de instalação/exposição/performance a 26 de outubro no FACE-Fórum de Arte e Cultura de Espinho.

Mais informações: 927 960 248 // promocaocultural.cme@gmail.com

Out
25
Sex
Espinho é Mar # Espinho é Terra #
Out 25 @ 15:00 – 16:30
Espinho é Mar # Espinho é Terra #
15h00
Local: FACE – Fórum Arte Cultura Espinho
Preço: Gratuito (sem limite de inscrições)
Sessões: 18 maio, 14 setembro, 12 e 19 outubro: 15h00 às 16h30
18 e 25 outubro: 18h00 às 19h30
A propósito da comemoração dos 120 anos do aniversário do concelho de Espinho lançamos um desafio à população: pintar, desenhar e/ou escrever em caixas de cartão, pintadas de branco, os acontecimentos marcantes da memória colectiva desta terra de mares e pescadores, escritores, poetas e outros tantos pintores, médicos e arquitetos que têm dado notoriedade, a esta terra “nossa”.
Este será o mote para esta oficina!
O resultado final será apresentado na forma de instalação/exposição/performance a 26 de outubro no FACE-Fórum de Arte e Cultura de Espinho.

Mais informações: 927 960 248 // promocaocultural.cme@gmail.com