Agenda de Eventos
Jan
19
Sáb
Exposição retrospetiva de Jaime Silva (n. 1947) – Viacrucis
Jan 19 @ 16:00 – 17:00
Exposição retrospetiva de Jaime Silva (n. 1947)  - Viacrucis

19 Janeiro a 2 Março
Exposição retrospetiva de Jaime Silva (n. 1947)
Museu Municipal de Espinho
Inauguração 16h00
“Viacrucis, na utilização do termo em latim, remete-nos, simbolicamente, para o caminho percorrido por Jesus Cristo, do Pretório de Pilatos até ao Monte Calvário, onde teria lugar a crucificação. Em Jaime Silva o exercício da pintura surge num intervalo difuso e conturbado da impossibilidade de representação ou como representação do filho de Deus …”
Curadoria: Helena Mendes Pereira
Organização: Fundação Bienal de Arte de Cerveira e Museu Municipal de Espinho

Jan
26
Sáb
Exposição Fotografica – “Personalidades” – de Domingos Santos
Jan 26 todo o dia
Exposição Fotografica - "Personalidades" - de Domingos Santos

Fotografo profissional há 30 anos, sou a 3ª geração de uma família dedicada à fotografia há 100 anos. Dedica-mo-nos essencialmente à fotografia de pessoas em reportagem social e empresarial, e fotografia de estúdio. Ao longo destes 30 anos tenho tido a oportunidade de fotografar diversas personalidades nacionais e internacionais.
“No 30º aniversário do meu percurso profissional, que coincide com os 100 anos da minha família na fotografia, decidi fazer uma exposição
de fotografias minhas, de algumas dessas figuras publicas. Serão 120 fotografias a p.b., com personalidades de várias áreas, tais como
Cristiano Ronaldo, Marcelo Rebelo de Sousa, André Villas Boas, Herman José, Aurora Cunha, Simone de Oliveira, Victor Pereira, entre muitos outros.
A exposição será inaugurada dia 26, pelas 16 horas e estará em exibição até dia 2 de Março, no Centro Multimeios de Espinho. Estão desde já todos convidados.
Desde já os meus agradecimentos ao Multimeios Espinho pela cedência do espaço, e ao patrocinador, Dreambookspro. Sem o vosso apoio não era
possível.”

Fev
23
Sáb
Exposição “Pintura ou não Pintura”
Fev 23 @ 10:00 – 17:00

23 Fevereiro a 30 Março (10h00 às 17h00)
Exposição “Pintura ou não Pintura”
O Forum de Arte e Cultura de Espinho abre o seu espaço à comunidade académica e dá oportunidade aos alunos finalistas da Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto de exporem os seus trabalhos da cadeira de Mosaico, numa exposição intitulada “Pintura ou não Pintura”.
Auditório do Forum de Arte e Cultura de Espinho

Mar
9
Sáb
Exposição “Para além disso” de Celeste Ferreira
Mar 9 @ 17:00 – 18:00
Exposição "Para além disso" de Celeste Ferreira

Sábado, 9 de Março, pelas 17h00, inauguração da exposição “Para além disso”, pintura de Celeste Ferreira.

Exposição restrospetiva da obra de Celeste Ferreira, que traz a Espinho um conjunto de desenhos e de pinturas a óleo, que têm como ponto de ligação o espelho e o espelhismo.

Exposição patente no Museu Municipal de Espinho, até dia 14 de Abril.

Mar
12
Ter
MAR-MARIONETAS 2019 | Exposição “Limite Zero”
Mar 12 – Mar 31 todo o dia
MAR-MARIONETAS 2019 | Exposição "Limite Zero"
A Limite Zero é um coletivo que se dedica à concretização de iniciativas em diversos domínios artísticos. A sua atividade abrange a produção de espetáculos de teatro e de formas animadas, produção vídeo e a formação. Não limitando a atividade à produção e promoção de espetáculos, consegue criar um espaço de experimentação e cruzamento de diversas linguagens artísticas, nomeadamente a expressão dramática, as formas animadas e o vídeo.
Esta exposição comemora os 15 anos de atividade da Limite Zero, e é representativa do trabalho cénico e das Marionetas das vinte produções realizadas desde 2003.
Visitas guiadas e interativas para escolas:
Marcações: promocaocultural.cme@gmail.com | 227 326 258
Local: Centro Multimeios Espinho
Preço: Gratuito
Sessões: Visitas guiadas e interativas por marcação
12 Março a 31 Março
Inauguração 16h00
Abr
1
Seg
“Provocatorium – Arte Postal e correspondência de guerra”
Abr 1 – Abr 7 todo o dia
"Provocatorium – Arte Postal e correspondência de guerra”

1 e 7 Abril

Está  patente na Biblioteca Municipal José Marmelo e Silva uma nova exposição de MailArt e ArtByMail, sob a curadoria do artista Monsenhor enVide neFelibata, intitulada “Provocatorium – Arte Postal e correspondência de guerra”.

Estão expostos aerogramas, cartas e fotografias enviadas por soldados dos campos de guerra às suas famílias – verdadeiros artefactos que contam histórias de esperança e saudade.

Podem ainda ser vistos trabalhos originais de diversos artistas de todo o mundo sobre a temática da guerra, que foram enviados propositadamente para esta exposição, numa convocatória feita pelo curador à rede de artistas da MailArt.

A exposição tem o objetivo de provocar a nossa consciência, o nosso pensamento crítico, e de permitir um contacto da comunidade espinhense com formas de arte mais alternativas e invulgares.

O curador desta exposição dedica-se à exploração constante da dessacralização da arte e a colaborações e criações conjuntas com outros artistas. Recentemente tem participado, organizado e/ou curado exposições em galerias, museus, bibliotecas e espaços não convencionais. É um artista ativo da MailArt, organiza exposições coletivas itinerantes permitindo artistas nacionais e internacionais mostrar as suas obras dentro de Portugal.

Esta é a quinta exposição de MailArt e ArtByMail que organiza na Biblioteca Municipal José Marmelo e Silva e será acompanhada de uma oficina para famílias, que decorrerá no dia 27 de abril. As inscrições poderão ser efectuadas no blogue da biblioteca municipal.

Abr
25
Qui
5ª Bienal Internacional de Arte de Espinho
Abr 25 todo o dia
5ª Bienal Internacional de Arte de Espinho

Local: Museu Municipal

25 Abril a 22 Junho

5ª edição desta bienal conta com 41 obras | Inauguração a 25 abril pelas 16h00

A organização da 5ª Bienal Internacional de Arte de Espinho recebeu 268 candidaturasde nacionalidades como Portugal, Brasil, Espanha, Moldávia, Ucrânia, Rússia, Venezuela, Letónia, Guiné Bissau, Angola, Moçambique, Bélgica, Roménia, Chile, Suíça, Itália, Alemanha e Reino Unido, tendo o júri de selecção escolhido 41 obras para estarem presentes na exposição, distribuídas pelas áreas do desenho, pintura e escultura, com abertura marcada para o dia 25 de abril pelas 16 horas, nas Galerias Amadeo de Souza-Cardoso do Museu Municipal de Espinho.
Este ano terá como artistas convidados Sofia Areal, Isabel Cabral, Mário Vitória e Rodrigo Cabral, todos eles com um extenso curriculum expositivo e com obras que integram as coleções de vários museus e fundações nacionais e internacionais.
A Bienal Internacional de Arte de Espinho tem o apoio da prestigiada Tapeçarias Ferreira de Sá, que patrocina o grande prémio do concurso no valor de €5.000,00.

Exposição | A Arte em Liberdade
Abr 25 @ 15:00 – 17:00
Exposição | A Arte em Liberdade

Vai ser inaugurada no dia 25 de Abril a:

I EXPOSIÇÃO DE PINTURA LUSO – GALAICA EM SILVALDE

Pintoras: Ester de Sousa e Sá e Adolfina Mesa

15h00: Recepção e porto de honra com momento musical na sala da Assembleia de Junta de Freguesia de Silvade

16h00: Inauguração da exposição com a presença das pintoras no salão da Junta de Freguesia de Silvalde


Vai permanecer aberta ao público no Salão da Junta de Freguesia de 25 de Abril a 9 de Maio