O Pavilhão Rosa Mota, no Porto, foi palco da 6ª edição do Tomorrow Summit, um evento organizado pela Federação Académica do Porto (FAP) que juntou estudantes e vários setores da sociedade para debater as grandes questões do futuro, nas áreas da tecnologia e inovação.
O evento, que decorreu nos dias 7 e 8 de novembro, teve como objetivo refletir e contribuir para a execução dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas, em Portugal e na Europa, afirmando a educação como o garante do desenvolvimento económico e social.
A iniciativa contou com a presença de cerca de 50 alunos espinhenses, dos dois agrupamentos de escolas, que assistiram às palestras de um painel alargado de oradores, entre os quais se destacaram o presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira, e a presidente da FAP, Ana Cabilhas. A sessão de abertura contou com a presença da presidente da Câmara de Espinho, Maria Manuel Cruz, e do vice-presidente da Câmara, Luís Canelas.
Para além das palestras, os participantes puderam visitar a Tomorrow Room, uma feira de empresas e projetos com mais de 50 stands, onde puderam conhecer as últimas novidades e tendências do mercado. Paralelamente ao evento, realizaram-se ainda dois concursos: o “Challenge Tomorrow”, um concurso de ideias de negócio, e o “5 minutos de Tese”, um concurso de comunicação de teses.
O Tomorrow Summit foi uma oportunidade para os estudantes e a sociedade civil se envolverem na discussão e na construção do futuro, tendo em conta os desafios e as oportunidades que se colocam no século XXI.