Alunos da AEMGA assistiram ao filme “José e Pilar” no Multimeios

No dia 22 de março, 165 alunos do 12 º ano,  do Agrupamento de Escolas Dr. Manuel Gomes de Almeida, assistiram ao filme “José e Pilar” do realizador Miguel Gonçalves Mendes, no Centro Multimeios de Espinho.

A iniciativa inseriu-se no programa do Centenário de José Saramago e foi promovida pela equipa do PNC, em parceria com a equipa do projeto Aemg@smart,  com a disciplina de Português e Biblioteca Escolar.

O documentário biográfico é um registo fascinante da vida de um dos maiores escritores da língua portuguesa: José Saramago, as suas viagens, a sua relação de amor com Pilar del Río,  o processo de criação do livro “A Viagem do Elefante”, as festas com os amigos e a família. O filme permite também ampliar o olhar dos alunos em relação  aos pensamentos do autor sobre temas, como a política, o amor, passando pelo trabalho, a religião, a literatura e a morte.

Divido em três atos, pautados por algum humor e provocação, “José e Pilar” é um documento audiovisual de valor inestimável dando a conhecer o autor que deu ao mundo livros como “O Ano da Morte de Ricardo Reis”, “Ensaio sobre a Cegueira” e “Memorial do Convento”.

A atividade teve o apoio da equipa PNC – Lisboa – e do Centro Multimeios de Espinho.