Apresentada a obra “Pequenas Peças para Piano” em homenagem a Mário Neves

McDonalds_530x80_baixonoticia

Decorreu no passado dia 5 de Outubro, no Auditório da Academia de Música de Espinho, o lançamento da obra em três volumes das “Pequenas Peças para Piano” do Professor Mário Neves. O evento estava inserido no programa de comemorações do centenário de nascimento de Mário Neves, fundador da Academia de Música de Espinho e criador do Festival de Música de Verão, atual FIME. A apresentação esteve a cargo do Professor Fausto Neves, que fez uma resenha histórica da vida de seu pai, explicando todo o processo de construção das “Pequenas Peças para Piano” e fazendo a ligação da primitiva edição da obra à atual edição.

Terminou com um agradecimento ao Presidente da Câmara Municipal de Espinho, Pinto Moreira, que não pode estar presente na cerimónia por motivos de luto institucional, pela edição da obra e por todo o apoio dado na comunicação e divulgação do programa de comemorações. As “Pequenas Peças para Piano”, contaram com o grafismo musical de Jorge Alexandre Costa, conceção gráfica e ilustrações de Manuel Jorge Carvalho, revisão musical de Delmary Neves e Fausto M. Neves e edição da Câmara Municipal de Espinho.

A cerimónia fechou com a atuação do jovem pianista Luís Vaz, que tocou as composições inseridas no primeiro volume da obra de Mário Neves.

O programa das comemorações encerra no dia 13 de outubro, às 21:30, com o espetáculo de tributo a Mário Neves por familiares e amigos, o que levará ao Auditório da Academia de Música vários depoimentos gravados, atuações e algumas “surpresas”. Entre as figuras que já confirmaram presença nesse evento incluem-se outros músicos da família do homenageado, como Gisela Neves e Filipe Neves Curral, e ainda artistas como Pedro Burmester, Paulo Gaio Lima, Jorge Moyano, Álvaro Teixeira Lopes e Luís Filipe Sá.

Por Filipe Couto

Artigos Relacionados