Tomaram posse, no dia 24 de abril, os 30 estudantes que foram eleitos como membros da Assembleia Municipal Jovem de Espinho, numa cerimónia que decorreu no Salão Nobre dos Paços do Concelho, num claro exercício de cidadania e valorização dos valores democráticos.
Depois de um processo eleitoral dinâmico e muito participado, que envolveu 134 candidaturas e 1340 votantes, foram eleitos os 30 estudantes que hoje tomaram posse como representantes dos vários estabelecimentos e níveis de ensino, do 4.º ao 12.º ano, como resultado de um trabalho de proximidade entre estudantes, docentes, coordenadores e diretores pedagógicos dos vários estabelecimentos de ensino e a autarquia.
A Assembleia Municipal Jovem de Espinho surge como uma forma de promover a cidadania, de estimular o pensamento crítico, de expor e debater ideias e trabalhar competências como a comunicação e o trabalho em equipa, e valores como a solidariedade e a empatia. Através de uma reflexão conjunta entre estudantes e o poder político, e numa lógica constante de partilha de ideias, pretende-se amplificar a voz das crianças e jovens do concelho, garantindo que estes assumem um papel ativo na transformação da comunidade.