fbpx
12.2 C
Espinho Municipality
Terça-feira, Junho 28, 2022
spot_img

ÚLTIMAS

Autarquia reforça apoio financeiro aos Bombeiros de Espinho

No passado sábado, dia 21 de maio, realizou-se uma cerimónia breve no quartel dos Bombeiros Voluntários do Concelho de Espinho, com à promoção na carreira de 8 bombeiros, quatro à categoria de Bombeiro de 2ª e quatro à categoria de Subchefe, reconhecendo o mérito, os anos de serviço e o percurso formativo de cada um deles.

Também nesta cerimónia tomaram posse três novos Adjuntos de Comando – Adjunto de Comando Diogo Francisco, Adjunto de Comando José Vieira e Adjunto de Comando Ricardo Oliveira, todos eles atualmente já em funções de estado-maior.

Por último, a Câmara Municipal de Espinho e a Associação Humanitária Bombeiros Voluntários do Concelho de Espinho (AHBVCE) assinaram uma adenda ao protocolo plurianual de financiamento 2020-2024, fruto das competências que já vinham sendo assumidas pelo Corpo de Bombeiros nos últimos dois anos e que não estavam previstas no protocolo inicial. Assim, o montante anualmente transferido para assegurar os serviços operacionais mínimos passa de 507 mil euros por ano para 536.210 euros.

Na sua alocução o Comandante Pedro Louro referiu que “hoje deu-se um passo firme na continuidade e sustentabilidade da vida deste Corpo de Bombeiros”, através das promoções na carreira, do reforço do quadro de comando e do reforço do financiamento da atividade. Na sua intervenção agradeceu ainda ao Oficial Bombeiro Principal Pedro Dias, que cessou hoje funções no quadro de comando após 12 anos de serviço. Referiu ainda que este protocolo de financiamento deixa claro o apoio que o Município de Espinho pretende garantir aos bombeiros, e que “assenta exatamente no modelo que o Tribunal de Contas e a Liga dos Bombeiros Portugueses vem agora defender para o país” e que é um instrumento que assegura o financiamento de um modelo de organização operacional e logístico de alto desempenho, centrado nos recursos humanos e no serviço prestado, que se traduz em ações concretas de proteção e socorro à população espinhense”, que só desde o início do ano ultrapassa as 1.600 ocorrências.

Por seu lado, o Presidente da Direção da AHBVCE, Aires Poças, deus os parabéns aos bombeiros promovidos, aos novos Adjuntos de Comando e reiterou mais uma vez o extraordinário relacionamento que este executivo municipal tem tido com a AHVCE. Agradeceu ao Presidente da Câmara Municipal de Espinho a decisão de revisão do protocolo e garantiu que a Associação, “que tem os melhores bombeiros do país”, tudo fará para continuar a prestar um exemplar serviço à população.

O Presidente da Câmara Municipal de Espinho, Arquiteto Miguel Reis, deu conta que é sempre com gosto que está presente no quartel dos bombeiros, referindo que a sua presença é realmente regular. Manifestou a importância do serviço que os bombeiros prestam à população Espinhense, reconheceu a qualidade desse serviço e manifestou que a autarquia tem confiado e continuará a confiar muitas das missões da proteção civil ao Corpo de Bombeiros. Sublinhou que o protocolo hoje assinado é uma obrigação de “garantir o adequado envelope financeiro” para o trabalho que os bombeiros têm que desenvolver e que a relação existente merece todo o seu empenho. Deu ainda nota que uma das prioridades deste executivo municipal é a área da proteção civil, estando a ser feitos vários investimentos ao nível da restruturação dos recursos humanos do Serviço Municipal de Proteção Civil, assim como a aquisição de diversos equipamentos de comunicações e para o Centro de Coordenação Operacional Municipal.

No fim da cerimónia seguiu-se um lanche convívio e o tradicional do batismo de todos os promovidos e recém empossados.

Latest Posts

spot_imgspot_img

NÃO DEIXE DE VER

EspinhoTV

GRÁTIS
BAIXAR