12.1 C
Espinho Municipality
Quinta-feira, Abril 25, 2024
spot_img

ÚLTIMAS

Biblioteca Escolares do AEMGA recordam as vítimas do Holocausto

Há 77 anos, a 27 de janeiro, um dos períodos mais negros da História da Humanidade chegava ao fim. Libertava-se Auschwitz-Birkenau, o maior campo de concentração de extermínio dos judeus, pelas tropas da União Soviética.

Desde 2005, depois da sua implementação pela ONU, o Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto, celebra-se a 27 de janeiro.

Este ano, as Bibliotecas Escolares do Agrupamento de Escolas Dr. Manuel Gomes de Almeida, o Departamento de Línguas, as disciplinas de História e Cidadania e Desenvolvimento, o PNC, e o projeto Erasmus AEMG@SMART uniram esforços e, em total colaboração e articulação, juntaram-se a todos aqueles que escolhem não esquecer, pois recordar este período da História é um dever de todos. Assegurar que não se repete é uma obrigação comum.

Assim, entre os dias 27 de janeiro e 4 de fevereiro, está programada a exibição dos filmes “Anne Frank, thegraphicbiography” da Anne Frank House, “TheBookThief”BrianPercival, o documentário “Winfrey&Wiesel -Auschwitz”e“Uma turma difícil”, de Marie-CastilleMentionSchaar. Está patente também na BE uma homenagem a Aristides de Sousa Mendes, cujo labor em prol das vítimas da perseguição Nazi levou ao seu recente reconhecimento como ‘Justo entre as Nações’ e um tributo aos portugueses enviados para os campos de concentração. No bloco central da escola sede é possível ainda visitar uma exposiçãosobre Anne Frank da Anne Frank House.

O objetivo destas atividades é recordar o genocídio em massa de seis milhões de judeus pelos Nazis e educar para os perigos que advêm do ódio, da discriminação, do racismo, da xenofobia, do antissemitismo e da intolerância.

Para além disso, o Serviço de Psicologia e Orientação, em parceria com a PSP, levou a cabo uma sessão de sensibilização, Sim à diferença, dedicada à temática do Diálogo Intercultural e à prevenção dos crimes de ódio, incidindo nas diferenças de género, etnia, língua, religião e cultura, promovendo o respeito universal pela justiça e pelos Direitos Humanos. Esta ação associou-se à celebração do Dia Mundial da Liberdade (23 janeiro) igualmente criado pela ONU e proclamado pela UNESCO.

Estas duas ações decorreram em complementaridade.

ÚLTIMAS

spot_imgspot_img

OUTRAS NOTÍCIAS

Visita à obra da envolvente da Vila Manuela

0
Com a instalação da rede de iluminação pública e o início do plantio de novas árvores, a obra da envolvente da Vila Manuela está...

Início da obra do Dispositivo de Salvamento Aquático

0
Deu início a execução da obra do Dispositivo de Salvamento Aquático, na praia dos pescadores, um passo significativo para a segurança e o bem-estar...

Seminário Regional: Roteiro Nacional para a adaptação 2100

0
Espinho acolheu a sessão pública de apresentação dos resultados regionais de implementação do “Roteiro Nacional para a Adaptação 2100”, que se realizou na passada...
EspinhoTV

GRÁTIS
BAIXAR