Bombeiros do Concelho de Espinho são Campeões Nacionais

McDonalds_530x80_baixonoticia

NO PASSADO DOMINGO, DIA 4 DE NOVEMBRO, OS BOMBEIROS DO CONCELHO DE ESPINHO SAGRARAM-SE CAMPÕES NACIONAIS NO FIREFIGHTER COMBAT CHALLENGER. ESTA É MAIOR COMPETIÇÃO MUNDIAL DE BOMBEIROS E A COMPETIÇÃO OFICIAL DA LIGA DOS BOMBEIROS PORTUGUESES.

No último fim de semana, dias 3 e 4 de novembro, decorreu nas Caldas da Rainha a competição 3ª edição do Firefighter Combat Challenger, um campeonato de manobras de bombeiros organizado pela Red Swat Portugal e com a chancela da Liga dos Bombeiros Portugueses.

Os Bombeiros do Concelho de Espinho participaram pela primeira vez na modalidade de equipas masculinas e na modalidade individual feminina, tendo-se sagrado campeões nacionais em ambas.

Nesta competição tiveram presentes 15 equipas, incluindo anteriores os vencedores das duas últimas edições, a Companhia dos Bombeiros Sapadores de Setúbal e os Bombeiros Voluntários de Queluz, ambos com experiência internacional nos Estados Unidos da América. O confronto foi renhido até ao fim, tendo as duas últimas provas sido realizadas debaixo de chuva intensa, o que adicionou ainda mais um fator stress e dificuldade aos participantes.

A competição consiste num circuito cronometrado de diferentes manobras de bombeiros, que pode ser realizado em equipa ou de forma individual e que exige uma elevada condição física e técnica. É realizado com os bombeiros completamente equipados para o combate a incêndios estruturais, o que corresponde cerca de 17kg de equipamento de proteção individual. A prova inclui subir a uma torre de quatro andares transportando uma mangueira de 19kg, içar para o topo da torre outra mangueira de 19kg, deslocar uma peça metálica de 70kg com a utilização de uma marreta de 5kg, efetuar uma corrida rápida em slalom, deslocar uma mangueira em carga (com água) ao longo de 30 metros com cerca de 90kg e, por último, transportar uma vítima de 80kg ao longo de 30 metros. Esta competição é disputada em vários países do mundo e é apelidada de “Os dois minutos mais duros do desporto”.

Para o Corpo de Bombeiros do Concelho de Espinho, estes resultados evidenciam, mais uma vez, todo o investimento feito em formação e treino dos nossos bombeiros, demonstrando que estão entre os melhores do país.

Artigos Relacionados