Assinalando o Dia Nacional da Reabilitação Respiratória, o Município de Espinho acolheu esta segunda-feira, 21 de abril, uma sessão especial no Centro Multimeios, organizada pela Unidade de Reabilitação Respiratória do Serviço de Pneumologia. A iniciativa contou com a presença da presidente da Câmara Municipal de Espinho, Maria Manuel Cruz, da vice-presidente Lurdes Rebelo, o vereador da Câmara Municipal de Gaia, Dário Silva, e de diversas entidades e especialistas da área da saúde respiratória.
Ao longo da manhã, foi destacado o impacto transformador da reabilitação respiratória na vida de pessoas com doenças respiratórias crónicas. Esta abordagem terapêutica, não farmacológica e altamente eficaz, permite recuperar função pulmonar, melhorar a capacidade física e devolver qualidade de vida aos doentes – muitos dos quais veem na reabilitação uma forma de “recuperar a liberdade de respirar”.
A sessão de abertura decorreu após uma mesa-redonda onde se discutiram os recursos disponíveis nas Unidades Locais de Saúde, na comunidade e a importância do apoio municipal, com a partilha de experiências por profissionais da ULS Gaia/Espinho, do Centro de Reabilitação do Norte, da Unidade de Cuidados na Comunidade Tempus, da USF Levante (ULS Algarve), e da Clínica de Estilos de Vida Saudáveis.
Ao longo do programa, especialistas como Maria João Cunha, Fernanda Rodrigues e Sónia Rocha abordaram estratégias práticas para integrar a reabilitação respiratória no dia-a-dia dos doentes, desde exercícios físicos adaptados a técnicas de respiração, encerrando com uma atividade de relaxamento.
Esta data assume especial significado, sobretudo num mês em que se celebra também a liberdade, lembrando que para muitos doentes respiratórios, respirar livremente é um direito que só a reabilitação pode devolver.