O passado sábado, 5 de abril, ficou marcado por uma noite de grande intensidade artística e cultural, com a realização do concerto “Intemporal”, promovido pela Banda Musical S. Tiago de Silvalde (BMSTS), no Centro Multimeios de Espinho.
Com a presença da Presidente da Câmara Municipal de Espinho, Maria Manuel Cruz, e da Vice-Presidente, Lurdes Rebelo, o espetáculo contou com 64 músicos em palco, sob a direção do maestro Filipe Fonseca, que conduziu uma viagem musical envolvente, capaz de unir diferentes gerações.
A abrir a noite, o Coro da BMSTS, dirigido pela maestrina Brígida Silva, encantou o público com interpretações marcantes que antecederam um momento de enorme simbolismo: a estreia em Espinho da obra “A Lenda da Bicha das 7 Cabeças”, uma encomenda da BMSTS ao compositor Nélson Jesus, baseada na conhecida lenda da vila de Silvalde.
O concerto contou ainda com a leitura do poema “A Bicha das 7 Cabeças”, da autoria da poetisa espinhense Éster de Sousa Sá, incluído na sua obra Breaking the Silence, proporcionando uma fusão entre a música, a literatura e o património imaterial local.
A noite terminou com todos os elementos da banda e do coro a interpretar em uníssono “Vareira”, num momento de comunhão que uniu músicos, público e comunidade numa só voz.
O concerto “Intemporal” foi mais do que um espetáculo: foi um tributo à memória coletiva, à identidade de Silvalde e à força da cultura feita com paixão e compromisso.