Conferência de imprensa das comemorações do Centenário do Prof. Mário Neves

McDonalds_530x80_baixonoticia

(clique na imagem e veja o video)

O lançamento dos três volumes da sua obra para Piano, com edição da Câmara Municipal de Espinho, a realizar no Encontro da Associação Europeia de Professores de Música (EPTA), será enquadrado por dois concertos: o primeiro, pela Orquestra Clássica de Espinho, sob a direcção do maestro Pedro Neves e tendo como solista o pianista Fausto Neves; o segundo será protagonizado por familiares e amigos do homenageado, estando já confirmada a presença de muitos músicos nacionais.

Organizam e apoiam estas comemorações, para além da família do homenageado, a Câmara Municipal de Espinho, a Academia de Música de Espinho, a Solverde e a EPTA.

MÁRIO NEVES deixou uma obra importante para Piano, com intenção didáctica – seu grande foco de actividade –, que sempre teve uma excelente aceitação por parte de docentes e de discentes da Academia de Música de Espinho, numa primeira fase, e, mais tarde, de muitos outros professores e escolas. Estando as suas edições originais esgotadas há muito, duas das suas inúmeras pequenas peças, destinadas essencialmente a principiantes, foram escolhidas e publicadas num Manual de Piano editado pelo Ministério da Educação, o que possibilitou a sua frequente execução em concursos nacionais e em escolas de norte a sul de Portugal.

Era antigo desiderato da família do homenageado a edição completa da sua obra. Para isso trabalhou na sua revisão e organização em colaboração com o Prof. Dr. Jorge Alexandre Costa, das edições Fermata, que se encarregou de todo o trabalho editorial. Em contacto com o Presidente da Câmara de Espinho, Dr. Joaquim Pinto Moreira, a edição recebeu o seu apoio e, simultaneamente, a família foi desafiada para enquadrar o lançamento da obra numa série de eventos musicais a organizar com a Academia de Música de Espinho.

Com o decisivo apoio e colaboração da Academia de Música foi possível albergar todos os eventos previstos no local de eleição do homenageado e envolver o lançamento da obra com dois concertos.

O primeiro – organizado e oferecido pela Academia de Música de Espinho – estará a cargo da Orquestra Clássica de Espinho, na abertura da sua nova época de concertos, com a direcção do maestro titular Pedro Neves e tendo como solista o pianista Fausto Neves. Serão apresentadas obras de Mozart (Concerto para Piano e Orquestra nº 14 em Mi b K 449) e de Beethoven (3ª Sinfonia op. 55 – “Heróica”).

O segundo, organizado pela família Neves, encerrará as comemorações de uma maneira mais informal. Participarão familiares e amigos do homenageado num espectáculo multifacetado que compreenderá alguns depoimentos gravados, assim como algumas surpresas. Confirmaram já a presença os músicos Pedro Burmester, Paulo Gaio Lima, Jorge Moyano, Álvaro Teixeira Lopes, Luís Filipe Sá, Manuel Guimarães, Luís Duarte, Sofia Guedes, Coro “Amigos da Música”, para além dos familiares do homenageado, Gisela Neves, Fausto Neves, Filipe Neves Curral, Vasco Neves, Ana Pais de Oliveira, Mário Rui Neves.

Entre os dois concertos, foi possível obter o apoio da EPTA (European Piano Teachers Association) com a colaboração do Prof. Dr. Luís Pipa, pianista e presidente da EPTA portuguesa, trazendo para Espinho o seu Encontro anual. Será no quadro desta reunião científica e performativa que “As Pequenas Peças para Piano” serão apresentadas, com a colaboração do jovem pianista Luís Vaz.

“As Pequenas Peças para Piano” de Mário Neves, em três volumes, com edição da Câmara Municipal de Espinho, estão ilustradas por Manuel Jorge Carvalho, têm o grafismo musical de Jorge Alexandre Costa e a revisão e organização de Delmary Neves e de Fausto Neves.

Artigos Relacionados