Nos dias 11, 12 e 13 de abril realizou-se em Blackpool, Inglaterra, o Blackpool Dancesport Festival 2025, nos icónicos Winter Gardens, um espaço histórico, belíssimo e com um glamour perfeito para a modalidade, onde se realizam competições de dança desportiva desde 1920. O evento reuniu mais de 2500 dançarinos de todo o mundo e foi organizado pela WDSF, Word Dancesport Federation.
O par André Silva & Vanessa Nuno, da Academia de Dança de Espinho / Sporting Clube de Espinho, foi convocado pela Federação Portuguesa de Dança Desportiva para representar Portugal no WDSF World Championship Senior I Latin e foi o único par português nessa competição onde só participam os Campeões Nacionais de cada país, no escalão etário Senior I.
O par espinhense obteve um incrível 39º lugar num total de 79 pares de 22 nacionalidades, o que foi surpreendente para toda a comunidade de dança desportiva do país, uma vez que há países muito fortes na Dança Desportiva e esta foi a primeira participação do par num Campeonato do Mundo.
Já no dia 13, André Silva e Vanessa Nuno participaram no WDSF Open Senior I Latin, uma prova aberta com a participação de 43 pares de 17 nacionalidades, tendo obtido o 16º lugar e ficado mesmo à porta da semi-final.
Foi um fim de semana intenso e os treinadores, Vasco Rigolet e Ana Pais Oliveira, estão muito orgulhosos destes resultados. O próximo desafio será o Campeonato da Europa em Budapeste, já em junho deste ano.