Face às previsões meteorológicas adversas para os próximos dias, o Presidente da Câmara Municipal de Espinho convocou a Comissão Municipal de Proteção Civil, com o objetivo de antecipar riscos e preparar o concelho para eventuais situações decorrentes das condições atmosféricas previstas.
Foi declarada a situação de alerta entre as 00h00 do dia 2 (segunda-feira) e as 23h59 do dia 8 de fevereiro (domingo), permitindo uma resposta mais célere e eficaz por parte dos serviços municipais e de todos os agentes de proteção civil, sempre que se verifique a iminência de situações de risco.
As previsões indicam um período marcado por chuva persistente e intensa, vento forte e agravamento da agitação marítima, com especial atenção às zonas mais vulneráveis do concelho. Embora não se antecipe um evento extremo, importa manter um elevado grau de vigilância e prontidão.
O Município apela à população para a adoção de comportamentos de autoproteção, evitando situações de risco, designadamente a circulação e o estacionamento em zonas suscetíveis a inundações, galgamentos costeiros ou queda de árvores e estruturas provisórias.
Todos os serviços municipais, em particular o Serviço Municipal de Proteção Civil, encontram-se mobilizados e em permanente articulação, acompanhando de perto a evolução da situação meteorológica, colocando sempre a segurança das pessoas como prioridade.
Na reunião desta tarde estiveram presentes as seguintes entidades:
Presidente da Câmara Municipal de Espinho;
Vereador com o pelouro dos serviços básicos e Ambiente;
Coordenador Municipal de Proteção civil;
Representante da Unidade de Saúde Pública ULSGE;
Representante dos Bombeiros do Concelho de Espinho;
Representante da Divisão Policial de Espinho;
Representante da Cruz Vermelha Portuguesa – Delegação de Espinho;
Representante do Regimento de Engenharia n.º 3;
Autoridade Marítima Nacional – Capitania do Douro;
Presidentes das Juntas de Freguesias de Espinho, Silvalde e Guetim e representantes dos Presidentes das Juntas de Paramos e de Anta.
VER DESPACHO Nº 12 / 2026: https://www.espinho.pt/pt/noticias/declaracao-da-situacao-de-alerta-de-ambito-municipal/



