As comemorações do 52.º aniversário da elevação de Espinho a cidade arrancaram na manhã de segunda-feira, 16 de junho, com os habituais hastes das bandeiras na Junta de Freguesia de Espinho e nos Paços do Concelho, dando o tom solene a este dia.
O momento central das comemorações decorreu no auditório do Centro Multimeios de Espinho, com a realização da sessão solene, que contou com a presença de autarcas, personalidades locais, representantes de instituições e comunidade.
A cerimónia teve início com um tocante momento musical protagonizado por Sofia Guedes (voz) e Maria Eduarda Sousa (harpa), mãe e filha, que emocionaram a plateia com um repertório onde não faltaram temas como “A Vareira” e “Miraculosa”, tão ligados à alma espinhense.
Seguiu-se a habitual homenagem aos trabalhadores da Câmara Municipal de Espinho com mais de 25 anos de serviço, com a entrega de distinções que, nas palavras da Presidente da Câmara Municipal, Maria Manuel Cruz, representam “um reconhecimento justo e merecido” pelo “trabalho invisível, mas essencial que ajuda a manter Espinho a funcionar todos os dias”.
Um dos momentos mais simbólicos da sessão foi a entrega da placa oficial que reconhece a Arte Xávega em Espinho como Património Cultural Imaterial, agora integrada no Inventário Nacional. Um passo importante na preservação da tradição que moldou a identidade da cidade.
A Câmara Municipal distinguiu a Associação Patinhas Sem Lar com um Diploma de Louvor, como reconhecimento pelo trabalho exemplar que tem desenvolvido na proteção e bem-estar animal, desde a sua fundação, em 2013.
Por fim, e com o título de Cidadão de Espinho e Medalha de Honra da Cidade, homenageou duas figuras de elevado relevo cultural e intelectual: O poeta e crítico literário José Emílio-Nelson, espinhense de nascimento e de alma, reconhecido pela ousadia temática e profundidade estilística das suas obras. E Armando Bouçon, diretor do Museu Municipal de Espinho, incansável defensor da história e memória local.
No seu discurso, a Presidente da Câmara Municipal, Maria Manuel Cruz, destacou que, apesar das dificuldades encontradas no início do mandato, o Município está hoje “no rumo certo”, afirmando que Espinho está em recuperação e pronta para cumprir os compromissos com os espinhenses.
Entre os projetos anunciados ou em curso, a autarca destacou investimentos nos centros de saúde, a requalificação da Nave Polivalente, da Piscina Solário Atlântico, da cobertura do Multimeios, do Balneário Marinho e da Escola Domingos Capela, bem como mais de 2,5 milhões de euros para modernização da rede de abastecimento de água e 1,3 milhões para reforço da recolha de resíduos diferenciados.
A sessão solene terminou com habitual, com o hino nacional.