No passado dia 23 de abril, o Fórum de Arte e Cultura de Espinho acolheu mais uma edição da comemoração do Dia da Comunidade Luso-Brasileira, numa iniciativa promovida pela Associação Mulher Migrante, com o apoio da Câmara Municipal de Espinho.
O colóquio intitulado “Portugal/Brasil – A Descoberta Continua” reuniu professores e representantes institucionais, e jovens estudantes, num momento de diálogo em torno da ligação histórica e cultural entre os dois países.
A iniciativa foi moderada por Ivone Ferreira, vice-presidente da associação, que fez a abertura da sessão e leu uma mensagem da presidente da AMM, Graça Guedes, que por motivos de saúde não consegui estar presente. Seguiu-se uma evocação da figura de Ruth Escobar, destacada atriz e ativista luso-brasileira, pela presidente da Assembleia Geral da AMM, Manuela Aguiar, que sublinhou o papel simbólico de figuras femininas na construção de pontes culturais entre Portugal e o Brasil.
O colóquio incluiu ainda uma intervenção da Presidente da Câmara Municipal de Espinho, Maria Manuel Cruz, que abordou a realidade atual da comunidade brasileira no concelho.
O momento final foi dedicado ao debate, com a participação de alunos brasileiros a estudar em Espinho, que partilharam as suas experiências e perspetivas sobre a vivência intercultural no contexto escolar e comunitário.