4.7 C
Espinho Municipality
Domingo, Fevereiro 5, 2023
spot_img

ÚLTIMAS

Diretor do AEMGA em Bruges ao abrigo do programa Erasmus+

O Diretor do Agrupamento de Escolas Dr. Manuel Gomes de Almeida (AEMGA), José Ilídio Sá, deslocou-se a Bruges, na Bélgica, onde frequentou (entre 5 e 9 de dezembro) um curso internacional subordinado à temática da “Inovação nas Escolas: Inovação, Autonomia e Flexibilidade”, cuja organização esteve a cargo da Eeekout Academy. A experiência surgiu no âmbito do Projeto “So U think U can Read the World??!!… Let’s get Media@Smarter” (AEMG@SMART), ao abrigo do programa Erasmus+.

Conforme já noticiado, este Projeto Europeu, da responsabilidade das professoras Isabel Ribeiro (coordenadora), Elda Santos e Marta Costa, já levou 13 docentes do AEMGA a Florença, Berlim, Málaga, Split e Soverato, teve início em setembro de 2020 e propõe-se, entre outros, desenvolver as competências profissionais dos docentes no âmbito da implementação de metodologias pedagógicas inovadoras; estimular o interesse pelo cinema e pela produção audiovisual e criar redes de contacto com pares europeus. Estiveram igualmente presentes na Bélgica Diretores e Docentes de Itália e da República da Irlanda.

Para além da vertente académica, em que foi feita uma abordagem comparativa aos sistemas educativos e das políticas de inclusão da Bélgica (e de Flandres, em particular), de Portugal, da Itália e da República da Irlanda, foram efetuadas igualmente visitas a três estabelecimentos de ensino nas cidades de Bruges e de Oostende. A iniciativa serviu igualmente como oportunidade única para iniciar/estabelecer parcerias futuras com algumas das instituições envolvidas.

O Diretor José Ilídio Sá teve a oportunidade de partilhar experiências, dar a conhecer a sua realidade institucional, a cidade de Espinho, e realizar atividades que disseminaram a cultura do seu país junto dos demais participantes. Em plena época natalícia, foi também possível vivenciar o ambiente único e típico das cidades de Bruges, Oostende e Gent.

Este materializou o 7.º, e último, fluxo de docentes para fins de aprendizagem individual no estrangeiro e, ao longo das mobilidades, os docentes que representaram o AEMGA desenvolveram aprendizagens muito significativas e competências na produção de conteúdos audiovisuais e no âmbito da administração e gestão escolar para replicarem junto dos alunos, docentes e não docentes.

Latest Posts

spot_imgspot_img

AVISOS

EspinhoTV

GRÁTIS
BAIXAR