17.7 C
Espinho Municipality
Terça-feira, Abril 23, 2024
spot_img

ÚLTIMAS

Do AEMGA para Florença

No âmbito do projeto “So U think U can Read the World??!! … Let´s get Medi@Smarter!”. (Ação – Chave 1| Erasmus+), as docentes do Agrupamento de Escolas Dr. Manuel Gomes de Almeida, Almira Pinto, professora de História, e Sónia Santos, professora de Espanhol, participaram no programa de mobilidade para fins de aprendizagem, em Florença, na Europass Teacher Academy, na semana de 23 a 28 de maio.

O objetivo foi participar na formação “Photo and Video Making in your Classroom: the educational power of multimedia”, aprendendo técnicas para criar, adaptar e explorar conteúdos audiovisuais. Estas competências, posteriormente integradas na sala de aula, visam ajudar e motivar os alunos na sua própria aprendizagem.

Para além da atualização do conhecimento de docentes, este programa de mobilidade é muito mais alargado, uma vez que as professoras são integradas num grupo multicultural, no qual desenvolvem também competências linguísticas, pois o idioma de comunicação comum é o inglês. O grupo/turma constituído por finlandeses, espanhóis, portugueses, polacos, checos e cipriotas, a par das competências digitais e linguísticas, aprofundou também o seu conhecimento sobre as práticas de ensino noutros países europeus.

Este tipo de intercâmbio intercultural fomenta também o estabelecimento de parcerias na área da educação com outros países europeus.
A vertente cultural é também um eixo central deste tipo de mobilidade e, nesse sentido, os participantes puderam descobrir mais sobre a cidade numa visita guiada, promovida pela Europasss Teacher Academy e, além de Florença visitaram Siena, Pisa e San Gimignano, onde tiveram o privilégio de participar numa prova de vinhos.

Na bela cidade de Florença, onde passear pelas ruas é já uma visita a um museu vivo, não se poderia perder a visita à Galleria dell´ Accademia, ao Palazzo Vecchio, à Galleria degli Uffizi, ao Palazzo Pitti e aos seus jardins, Jardim de Bóboli, à catedral de Santa Maria del Fiori, conhecida por Duomo, e atravessar a Ponte Vechio, a única que sobreviveu à Segunda Guerra Mundial.

De Itália, para além da saudade, fica o frenesim das ruas onde automóveis convivem pacificamente com as vespas e as pessoas e as bicicletas, na mais perfeita harmonia, fica o sabor a pizza e a pasta, fica a deleite da cremosidade dos gelattos, ficam as pessoas, o conhecimento, a admiração pelos génios da pintura, arquitetura e escultura, Michelangelo, Leonardo Da Vinci, Brunelleschi, e claro, não se poderia relembrar Florença, sem a associar aos Medicci, a família de banqueiros, mecenas de muitos artistas e com a sua marca em toda a cidade.

Foi uma semana intensa, muito rica pela aprendizagem digital, linguística e cultural.

ÚLTIMAS

spot_imgspot_img

OUTRAS NOTÍCIAS

Visita à obra da envolvente da Vila Manuela

0
Com a instalação da rede de iluminação pública e o início do plantio de novas árvores, a obra da envolvente da Vila Manuela está...

Início da obra do Dispositivo de Salvamento Aquático

0
Deu início a execução da obra do Dispositivo de Salvamento Aquático, na praia dos pescadores, um passo significativo para a segurança e o bem-estar...

Seminário Regional: Roteiro Nacional para a adaptação 2100

0
Espinho acolheu a sessão pública de apresentação dos resultados regionais de implementação do “Roteiro Nacional para a Adaptação 2100”, que se realizou na passada...
EspinhoTV

GRÁTIS
BAIXAR