Espinho celebrou Dia Europeu sem carros

McDonalds_530x80_baixonoticia

Caminhada, Passeio de Bicicleta, Competição de Carros a Pedais e Aulas de Ginástica sensibilizaram para os benefícios à saúde e ao ambiente.

Espinho associou-se no passado domingo, à 20ª edição do Dia Europeu sem Carros, com um conjunto de atividades ao longo do dia, que reuniram centenas de participantes.
Desde a Caminhada, ao Percurso de Bicicletas, passando pela “Grande Competição de Carros a Pedais” e aulas de Ginástica, foram muitos aqueles que se uniram às várias atividades preparadas pala Câmara Municipal neste dia dedicado à redução das emissões de carbono que contou com a presença de Vicente Pinto, vice-presidente da autarquia.
Esta iniciativa, que já faz parte do calendário de muitas cidades e vilas por toda a Europa e noutros continentes, teve como tema central “Caminhar e Pedalar em Segurança” sob o slogan “Caminha connosco” e, como habitual, pretende sensibilizar a população para os benefícios à saúde e ao ambiente.
As modalidades de deslocação ativa promovidas nestas atividades, tais como, caminhar e pedalar, são livres de emissões e contribuem para manter os corpos saudáveis. Por conseguinte, as cidades que promovem estas modalidades de deslocação como formas de mobilidade em vez do uso do automóvel particular, são cidades mais atraentes, têm menos congestionamento e apresentam uma maior qualidade de vida.
Em Portugal, que participa na iniciativa europeia desde a 1ª edição, tem-se vindo a gerar um grande movimento de adesão, não só por parte do público, como através de um número crescente de parceiros que colaboram ativamente com as autarquias envolvidas.
Imagem/Edição: Filipe Couto

Artigos Relacionados