O Município de Espinho assinalou o Dia Mundial do Turismo, que se celebra a 27 de setembro, com um conjunto de iniciativas que decorreram nos dias 26 e 27 no novo Posto de Turismo. Este ano, sob o tema “Turismo e transformação sustentável”, proposto pela ONU Turismo, as comemorações destacaram a importância do setor como motor de desenvolvimento económico, social, cultural e ambiental, sublinhando o seu contributo para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).
As atividades tiveram início a 26 de setembro, data em que também se celebrou o Dia Marítimo Mundial, com um programa dedicado à relação de Espinho com o mar. O dia contou com música pela Escola Profissional de Música de Espinho, a apresentação do livro Faina de Marta Pais Oliveira e a certificação da Arte-Xávega como Património Cultural Imaterial, apresentada por Armando Bouçon. Seguiu-se um momento dedicado à economia azul, uma reflexão sobre o papel das Estações Náuticas, bem como a apresentação dos Cadernos de Espinho por Armando Bouçon. O programa incluiu ainda a intervenção da presidente da Câmara Municipal de Espinho, Maria Manuel Cruz, e uma sessão especial no Centro Multimeios, com cinema de animação temático e planetário.
No dia 27, Dia Mundial do Turismo, o programa centrou-se no futuro das cidades que vivem do turismo e na ligação do setor a diferentes áreas. A sessão abriu com uma “mesa redonda” com as intervenções da Escola Profissional de Espinho, da apresentação dos Festivais de cinema e música realizados em Espinho, e da apresentação do projeto arqueológico do Castro d’Ovil. Foram ainda abordados os temas do turismo desportivo e da sustentabilidade, com a participação da Associação de Turismo do Porto e da Entidade Regional do Porto e Norte.
À tarde, a programação prosseguiu com um concerto de percussão da Academia de Música e a exibição de filmes do CINANIMA.
Durante os dois dias, os visitantes puderam também experimentar atividades de turismo desportivo na Alameda, promovendo estilos de vida ativos e reforçando a ligação entre turismo, cultura e desporto.




















