16.8 C
Espinho Municipality
Sexta-feira, Abril 19, 2024
spot_img

ÚLTIMAS

Espinho em alta no Concurso Nacional “Jovens Inspiradores”

A eleição dos Jovens Inspiradores 2016 teve lugar no dia 8 de outubro em Cascais, destacando talentos bem diversos nas três categorias etárias: Beatriz Pais, Oiã  (13 anos), Ana Rita Pereira, Espinho (16 anos) e Pedro Líbano Monteiro, Lisboa (22 anos).

A Beatriz é oriunda da Oiã e inspirou o Júri pela sua maturidade e pela sua vontade de fazer sempre mais. Excelente aluna, quer ser parte ativa na sociedade e participou recentemente nas “Olimpíadas da História” e no “Parlamento dos Jovens” cujos debates, nas suas palavras “favorecem muito a cooperação e a solidariedade”. Pratica natação, toca piano e exerce ações de voluntariado. Tem um sonho – a Medicina Legal e dedica-se ao máximo para o atingir.

A Rita é de Espinho e sofre de paralisia cerebral. Mas há uma coisa de que não gosta: ser definida pela deficiência que tem e não pela pessoa que realmente é. A própria afirma: “Não sou a paralisia cerebral, sou a Rita”. Diz-se uma adolescente imensamente feliz e curiosa. É escritora, pois diz que é a partilha que a move, escreve de forma genuína e espontânea, sobre si própria e sobre o mundo. Tem já publicado um livro de sua autoria “Aos olhos da Rita”. Deixa um aviso e um conselho aos mais velhos: “Não compliquem tanto! Sejam felizes”.

O Pedro é de Lisboa e a música fez sempre parte da sua vida.  Com apenas 14, começou a dar aulas de guitarra. Esta paixão levou-o a criar uma startup – Musicasa – que leva a música, através de jovens professores, a casa dos alunos, seja qual for o instrumento ou a idade. Também criou um campo de férias especial, o “Campo da Guitarra” onde, durante uma semana, se vive rodeado de música e animação. O Pedro, oriundo de uma família numerosa, tem preocupações sociais muito concretas e viveu durante seis meses no Bairro 6 de Maio, na Amadora, para poder ajudar os mais pequenos e “dar-lhes o que eles não têm”. Deixou o curso de Direito para seguiu as suas paixões e “fazer as pessoas felizes”.

Foram ainda entregues duas menções honrosas, a Diogo Lopes (16 anos, S. Domingos de Rana) e Helder Antunes (19 anos, Arouca).

Os prémios atribuídos aos vencedores foram cheques de 1000 € em conta-poupança Educação, para as 3 categorias de idade.

Promovido pela Associação Portuguesa de Famílias Numerosas, em parceria com a Ticket Serviços, o concurso cumpriu a sua quinta edição registando 53 candidaturas de todo o país.

Os 13 finalistas do concurso foram todos eles entrevistados presencialmente pelo júri: Sara Rodi (Escritora), Ana Colaço (RFM), Ana Garcia Martins (blogger e Jornalista), André Leonardo (Empreendedor e speaker), Mafalda Galvão, Joana Sousa Pinto e Francisco Vilhena da Cunha (Membros da Direção da APFN), e Rita Sampaio (Ticket Serviços).

NI

ÚLTIMAS

spot_imgspot_img

OUTRAS NOTÍCIAS

Visita à obra da envolvente da Vila Manuela

0
Com a instalação da rede de iluminação pública e o início do plantio de novas árvores, a obra da envolvente da Vila Manuela está...

Início da obra do Dispositivo de Salvamento Aquático

0
Deu início a execução da obra do Dispositivo de Salvamento Aquático, na praia dos pescadores, um passo significativo para a segurança e o bem-estar...

Seminário Regional: Roteiro Nacional para a adaptação 2100

0
Espinho acolheu a sessão pública de apresentação dos resultados regionais de implementação do “Roteiro Nacional para a Adaptação 2100”, que se realizou na passada...
EspinhoTV

GRÁTIS
BAIXAR