
A delegação contou com a participação de técnicos de juventude da Área Metropolitana do Porto, representando os municípios de Espinho e Oliveira de Azeméis, assim como especialistas vindos de Barcelona e Cinisello Balsamo. A comitiva incluiu também um investigador da Universidade Austríaca de Krems e a técnica coordenadora da Juventude da AMP.
Ramnicu Sarat foi escolhida para esta visita devido à sua vasta experiência na implementação de programas Erasmus e na ligação ativa entre o município e a comunidade, particularmente ao nível da educação e da cultura. O município romeno tem apostado fortemente na utilização dos intercâmbios como uma ferramenta de aprendizagem e partilha de boas práticas com outros países.
Durante a visita, foram discutidos aspetos fundamentais para garantir uma maior comparabilidade entre os monitores de políticas de juventude em diferentes escalas territoriais, desde áreas metropolitanas até municípios intermédios e pequenos. O objetivo passa por congregar parceiros de várias dimensões e adaptar os modelos às realidades locais.
A estadia em Ramnicu Sarat permitiu afinar os últimos detalhes da plataforma “Youth Monitor”, preparando o seu teste final que ocorrerá já em junho. Além das reuniões técnicas, a delegação teve a oportunidade de conhecer projetos e dinâmicas locais, interagindo com o presidente da Câmara, a comunidade educativa e vários projetos escolares e culturais, consolidando assim a cooperação entre os parceiros internacionais e fortalecendo o compromisso com políticas de juventude inovadoras e eficazes.