Foi assinada na sexta-feira, 13 de junho, nos Paços do Concelho, a adenda ao protocolo de colaboração entre o Município de Espinho e o Centro Social de Paramos, no âmbito do projeto-piloto de Habitação Partilhada Apoiada.
Esta adenda atualiza o protocolo celebrado em dezembro de 2022, passando a abranger a disponibilização de uma segunda habitação municipal para o projeto, concretizando o compromisso da autarquia no apoio à resposta social “Apartamentos Partilhados”, promovida pelo Instituto da Segurança Social, IP.
Com esta parceria, o Município de Espinho e o Centro Social de Paramos garantem agora o funcionamento de dois fogos habitacionais partilhados, afetos ao Núcleo de Prevenção e Intervenção Sem-Abrigo de Espinho (NPI-SAE), alargando a capacidade de resposta a pessoas em situação de sem-abrigo no concelho, através de soluções de longa duração, com acompanhamento técnico e social.
Esta medida insere-se na estratégia municipal de promoção da inclusão social e de apoio às entidades que desenvolvem trabalho de proximidade, como o Centro Social de Paramos, que assegura o funcionamento, adaptação e gestão destas respostas habitacionais.
O protocolo foi assinado pela Presidente da Câmara Municipal de Espinho, Maria Manuel Cruz, e pelo Presidente da Direção do Centro Social de Paramos, Américo Castro.