Espinho Vive a Semana Santa 2019

Espinho Vive a Semana Santa 2019
McDonalds_530x80_baixonoticia
When:
15/04/2019 todo o dia
2019-04-15T00:00:00+01:00
2019-04-16T00:00:00+01:00
Espinho prepara-se para celebrar a Semana Santa, de 14 a 19 de abril, uma tradição local recorrente de ano para ano!
Enquadrando-se num período histórico, a Semana Santa de Espinho integra no seu programa geral atos culturais e religiosos que a tornam numa das mais belas recriações da Morte de Cristo, do nosso país.
Irão ocorrer pela cidade vários momentos que vão caracterizar os últimos dias da vida de Jesus e o seu quotidiano. Em celebração da Páscoa irão realizar-se também momentos musicais únicos a não perder. Convidamo-lo a recuar no tempo e a viver esta semana intensamente!
14 abril
Mercado de Jerusalém
A partir das 10h00 | Largo da Câmara Municipal
Será recriado, no largo da Câmara Municipal, o mercado de Jerusalém para representar da forma mais realística possível o quotidiano dos vários ofícios, os costumes e a vida árdua na época de Jesus.
Ao longo do dia a atividade é constante, as tarefas mais simples como rachar lenha e acender uma fogueira para as refeições são gestos que perpetuamos, nada é deixado ao acaso tudo tem o seu propósito tudo faz parte de uma ação. As ruas estão cheias de povo, é dia de festejos, artífices e vendedores convergem ao centro do burgo para vender, trocar e mercar serviços e bens. Este é o local de eleição de todos, aqui pode-se regatear tudo, desde o peixe, galinhas, fruta, vegetais, tecidos, dobradiças, mesas, um pouco de tudo.
Além disso, irá haver uma taberna onde o público poderá degustar comida da época e também teremos um ateliê de tecelagem e couros para quem quiser usufruir de uma experiência diferente.

Domingo de Ramos
15h00 | Igreja Paroquial Anta – Largo Câmara Municipal – Igreja Matriz Espinho

O Domingo de Ramos dará início à Semana Santa. Irá representar a entrada triunfal de Jesus em Jerusalém, com início na Igreja Paroquial de Anta. Neste local irá proceder-se à bênção dos ramos que as pessoas queiram trazer consigo.
No decorrer da celebração irão acontecer momentos cénicos pelas ruas da cidade e com maior incidência no largo da Câmara Municipal, que representarão acontecimentos ocorridos enquanto Jesus permanecia no Templo.
A celebração irá terminar em frente à Igreja Matriz de Espinho.

Sons da Páscoa – ADRA
17h30 | Rua 19
Junto às comemorações da Páscoa, o grupo coral ADRA irá proporcionar à cidade de Espinho e à sua comunidade, um bom momento musical.

15 abril
Última Ceia
21h30 | Centro Multimeios Espinho
A Última Ceia será um dos momentos mais intensos e de uma profunda reflexão.
Proporcionará a possibilidade de podermos viver uma noite mais próxima de Jesus num ambiente religioso.
Serão retratados os últimos momentos de Jesus com os seus apóstolos.
16 abril
Getsémani e Julgamento de Jesus no Sinédrio
21h30 | Parque João de Deus

No Parque João de Deus serão retratados dois grandes momentos ocorridos antes do longo caminho percorrido por Jesus até ao Gólgota:
Um deles será a agonia no Monte das Oliveiras (Getsémani); o outro o Julgamento no Sinédrio perpetrado pelos Sumos-Sacerdotes daquela época.
17 abril
Concerto de Páscoa
21h30 | Igreja Matriz de Espinho

A Orquestra Clássica de Espinho, sob a direção de Pedro Neves, apresenta neste concerto de Páscoa um programa marcante:
– “A grande páscoa russa” de Rimsky-Korsakov;
– “Três pequenas liturgias da presença divina” uma obra de Oliver Messiaen, que contará com o coro feminino da Escola Profissional Música Espinho, especialmente formado para esta interpretação.
Além disso, haverá um conjunto de distintos solistas em partes instrumentais muito especiais.
Uma ocasião e momento musical único a não perder

19 abril
Via Sacra
21h30 | Largo Câmara Municipal – Ruas da cidade – Igreja Matriz Espinho

A Via Sacra será o desfecho dos vários momentos que tem acontecido ao longo da Semana Santa. Pressionado pelas autoridades Pôncio Pilatos conduz Jesus até à sua desconcertante missão: Entregar a sua própria vida por todos nós. Prossegue-se então os vários momentos da Via Dolorosa (ruas da cidade) até à crucificação e colocação do seu corpo no sepulcro (Igreja Matriz de Espinho).
Convidamo-lo a recuar no tempo e a assistir à representação mais solene e comovente que retrata os últimos momentos da vida de Jesus.

Artigos Relacionados