17.3 C
Espinho Municipality
Sexta-feira, Outubro 7, 2022
spot_img

ÚLTIMAS

Exposição “Arte em Lata” do Museu em exposição no MAR Shopping

A exposição itinerante “Arte em Lata”, uma iniciativa da equipa do Museu Municipal de Espinho concretizada em 2019, estará em exibição no MAR Shopping Matosinhos, de 11 a 22 de agosto de 2022.
A sua presença no MAR Shopping está inserida no “Projeto CAF – Conservar Afetos Femininos”, da AGIR pelo Planeta – Associação Pro Ambiente, que conta com o apoio da Câmara Municipal de Matosinhos, entre outras entidades. Trata-se de um projeto de ligação entre a inovação social, a intervenção social local e o empoderamento feminino, que tem como objetivo homenagear a indústria conserveira matosinhense e “suas mulheres”. O espaço receberá iniciativas como apresentação de livros, exposições, tertúlias, apresentação e degustação do nobre produto que nasce nas conserveiras matosinhenses.

A inauguração decorreu no passado dia 11 agosto, pelas 18h00 com a presença da Vereadora da Câmara Municipal de Espinho, Maria Manuel Cruz e do Vice-Presidente da Câmara Municipal de Matosinhos, Carlos Manuel Amorim da Mouta.

Sobre a exposição:

Em 1810 o comerciante inglês Peter Durand trabalhou o sistema de Appert e registou em forma de patente o uso de recipientes revestidos com estanho dando assim origem à primeira lata de conserva. (…) A Brandão, Gomes & Ca., usou o desenho da lata de conserva como uma poderosa ferramenta de marketing para a internacionalização dos seus produtos. Aliada à divisa “Melhorando Sempre” a publicidade foi essencial para o rápido crescimento da indústria espinhense. (…)

Armando Bouçon
A exposição “Arte em Lata”, em termos museológicos nasce, com o objetivo de construir um discurso coerente, agregador e de interligação entre o acervo permanente do Museu Municipal de Espinho, e a valência que são as exposições temporárias. (…) É neste contexto que, não negando o papel que as artes plásticas têm tido na programação do Museu Municipal de Espinho, surge a ideia de, ao convidar 40 artistas plásticos para intervir numa Lata de Conserva, evocar, dessa forma, a vertente artística que (…) a fábrica sempre privilegiou, tanto na elaboração dos seus produtos, como nos seus suportes publicitários.”
O catálogo da exposição pode ser consultado AQUI.

Latest Posts

spot_imgspot_img

NÃO DEIXE DE VER

EspinhoTV

GRÁTIS
BAIXAR