Um grupo de professores de vários ciclos de ensino participam numa ação de formação sobre “Promoção de Valores e Ética Desportiva/Bandeira da Ética”, que decorre até dia 25 de novembro, em regime B-Learning. A iniciativa visa proporcionar aos/às professores/as dos 2º e 3º ciclos e do ensino secundário a capacidade de conduzir os/as alunos/as e escolas no processo de obtenção da Bandeira da Ética e criar condições de sustentabilidade dos princípios e práticas inerentes à sua atribuição.
No sábado, 18 de novembro, realizou-se uma das sessões presenciais no Fórum de Arte e Cultura de Espinho, com a presença da presidente da Câmara Municipal de Espinho, Maria Manuel Cruz, e do chefe de divisão da educação e cultura, Mário Cachada, que saudaram os participantes e enfatizaram a importância do desporto na educação dos jovens.
A formação é uma iniciativa da Direção-Geral da Educação (DGE) – Divisão do Desporto Escolar, em parceria com o Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ), o Plano Nacional de Ética no Desporto (PNED) e os Centros de Formação de Associação de Escolas de Marco de Canaveses e Cinfães e Aurélio Paz dos Reis.
A Bandeira da Ética é um projeto que visa promover os valores e a ética no desporto escolar, através de um conjunto de critérios e de boas práticas que as escolas devem cumprir. Mais de 200 escolas já se inscreveram para obter este selo de qualidade, que é atribuído pelo IPDJ, em articulação com a DGE e o PNED.