A Igreja Matriz de Espinho foi, na noite de quarta-feira, 16 de abril, o palco de um momento musical de grande elevação artística, com a realização do “Concerto de Páscoa”, que apresentou ao público uma das obras mais emblemáticas do repertório clássico: o Requiem em Ré Menor, K. 626, de Wolfgang Amadeus Mozart.
A interpretação esteve a cargo da Orquestra Clássica de Espinho e do Coro Sinfónico Inês de Castro, sob a direção musical de Jean-Marc Burfin e direção do maestro Artur Pinho Maria. A solene execução contou ainda com a participação dos solistas Leonor Barbosa de Melo (soprano), Gisela Sachse (mezzo-soprano), Pedro Rodrigues (tenor) e Rui Silva (baixo).
Com lotação esgotada, o concerto contou com a presença da Presidente da Câmara Municipal de Espinho, Maria Manuel Cruz, bem como de diversas entidades, que se juntaram a centenas de pessoas num ambiente de profunda contemplação e comunhão artística.
O programa incluiu também “Adagio for Strings”, de Samuel Barber, peça de intensa carga emocional que, a par do Requiem, reforçou a solenidade da noite.
O Requiem de Mozart, deixado inacabado à sua morte em 1791 e completado por discípulos como Franz Xaver Süßmayr, permanece uma obra intemporal, evocando sentimentos de perda, transcendência e esperança. A sua expressividade dramática e estrutura musical consagram-no como uma das mais reconhecidas obras do legado clássico ocidental.
A atuação do Coro Sinfónico Inês de Castro, atualmente o único coro sinfónico residente no distrito de Coimbra, marcou pela excelência interpretativa e profundidade expressiva, confirmando o seu papel como referência no panorama coral nacional. Já a Orquestra Clássica de Espinho, nascida do trabalho da Escola Profissional de Música de Espinho, reafirmou a sua versatilidade e qualidade, contribuindo decisivamente para a elevada qualidade artística do evento.
Este concerto insere-se na programação das celebrações pascais do concelho, promovidas em estreita colaboração com a Câmara Municipal de Espinho, Academia de Música de Espinho e a Paróquia de Espinho.