A Nave Desportiva de Espinho foi o palco de um acontecimento marcante para as artes marciais nacionais, acolhendo o primeiro Seminário Internacional de Vovinam Viet Vo Dao realizado em Portugal. O evento, que reuniu dezenas de praticantes e treinadores, serviu também para assinalar o 52.º aniversário da Associação Portuguesa de Artes Marciais (APAM).

Organizado pela APAM com o apoio da Federação Portuguesa de Artes Marciais Vietnamitas (FPAMV), o seminário decorreu na noite do dia 9 e ao longo de todo o dia 10 de outubro, totalizando oito horas de formação técnica intensiva. Dada a sua relevância e dimensão, a iniciativa contou com a creditação formal das estruturas máximas da modalidade a nível europeu e mundial, designadamente a Federação Europeia de Vovinam Viet Vo Dao (EVVF) e a Federação Mundial de Vovinam Viet Vo Dao (WVVF), a qual conta com mais de dois milhões de praticantes registados a nível mundial.

A orientação técnica esteve a cargo de personalidades cimeiras do panorama internacional:

o Mestre Vittorio Cera (7.º Dang), Diretor Técnico da EVVF e de Itália, Chefe da Comissão Desportiva da WVVF e Vice-Presidente da EVVF e da WVVF;

o Mestre Florin Macovei (7.º Dang), Presidente da EVVF, Vice-Presidente Executivo da WVVF e Diretor Técnico da Roménia;

e o Mestre Maurizio Foschi (5.º Dang), Mestre da EVVF.

No encerramento das sessões de trabalho, os mestres internacionais foram agraciados e homenageados pela organização, representada pelo Presidente da APAM e da FPAMV, Jorge Belinha, em reconhecimento pelo valioso contributo prestado ao desenvolvimento do Vovinam em solo nacional.

O programa culminou com a cerimónia de graduação, reconhecida pela FPAMV no âmbito do Viet Vo Dao Tran Vo Thuat, conduzida pelo seu Diretor Técnico, Jorge Belinha, na qual foram atribuídos os graus de:

4.º Dang: Rita Tavares e Filipe Pinto;

3.º Dang: Pedro Pinto e Pedro Correia;

2.º Dang: Francisca Duarte e Ana Rachão;

1.º Dang: Diogo Ferreira.

O evento encerrou com uma emotiva e tradicional homenagem ao Grão-Mestre Tran Huu Ha, introdutor do Viet-Vo-Dao em Portugal e criador do estilo Tran Vo Thuat, e ao Grão-Mestre Carlos Tavares, grande impulsionador e divulgador da modalidade no nosso país, duas personalidades ímpares na comunidade das artes marciais.

O Vovinam Viet Vo Dao é uma arte marcial vietnamita fundada em 1938 pelo Mestre Nguyen Loc, fundamentada no equilíbrio entre a força física e a elevação moral, sendo mundialmente reconhecida pelas suas vestes azuis e pelas suas formas, combates e espetaculares tesouras voadas.

Por sua vez, o Viet Vo Dao Tran Vo Thuat representa a escola e o estilo próprio de Viet Vo Dao transmitido pelo Mestre Tran Huu Ha e praticado em Portugal, preservando rigorosamente todo o acervo técnico deixado pelo Grão-Mestre, que inclui formas e técnicas de combate de mãos vazias, bem como a mestria no maneio de armas tradicionais como o bastão curto, o bastão longo, as matracas, a lança e o sabre.