Infraestruturas de Portugal avança com obra da passagem de nível em Silvalde

Infraestruturas de Portugal avança com obra da passagem de nível em Silvalde
McDonalds_530x80_baixonoticia
IP vai lançar em Maio de 2018 a empreitada para a supressão da Passagem de Nível junto ao Bairro Piscatório em Espinho.
A Infraestruturas de Portugal reuniu na passada terça-feira com a autarquia de Espinho, tendo sido debatido o projeto de Renovação Integral de Via (RIV) do troço da Linha do Norte entre Espinho / Gaia.
Uma reunião técnica que contou com a presença do senhor presidente da C.M. de Espinho, onde foi apresentado o atual ponto de desenvolvimento do projeto e estabelecido um protocolo de colaboração entre a IP e a autarquia, para a execução de passagens desniveladas que irão permitir a supressão da Passagem de Nível localizada na zona do Bairro Piscatório a norte do campo de golfe.
Os projetos a serem concretizados pela IP compreendem a construção de uma Passagem Inferior Rodoviária e de uma Passagem Superior Pedonal, ficando a autarquia responsável pelos arranjos exteriores na envolvente à linha férrea.
Ainda no âmbito deste acordo está prevista igualmente a reformulação de uma Passagem Inferior Pedonal ao Km 317,864, com vista à sua articulação com o projeto de reabilitação que a autarquia tem previsto para aquela zona.
Estas empreitadas serão incluídas na RIV Espinho/Gaia, a ser lançada ainda no primeiro semestre deste ano, e à sua execução será dado um carácter prioritário.
A empreitada de Renovação Integral de Via do troço da Linha do Norte entre Espinho / Gaia, com cerca de 15 quilómetros, envolve um investimento de cerca de 49 milhões de euros e é financiada por fundos comunitários
Presidente da Câmara Municipal de Espinho, Pinto Moreira reage à decisão acordada entre a Autarquia e a IP-Infraestruturas de Portugal para a construção de uma Passagem Inferior Rodoviária e de uma Passagem Superior Pedonal, em Silvalde.
“Congratulo-me com o compromisso e o cronograma da empreitada a lançar no próximo mês de Maio para a supressão da Passagem de Nível Junto ao Bairro Piscatório em Silvalde que acordei esta semana com os responsáveis da IP-Infraestruturas de Portugal.
Neste acordo a Câmara Municipal de Espinho oferece o projeto da Passagem Superior Pedonal em Silvalde.
Quero ver para crer pois de promessas já estou cansado, mas acredito que esta semana foi dado o passo decisivo para a concretização desta obra!
Da reunião solicitada pela autarquia à IP, a empresa reconheceu os argumentos e os fundamentos da urgência e do caracter prioritário destas obras no troço de Espinho da Linha Ferroviária do Norte.
 Culmina assim um processo que a Câmara de Espinho reclamava e para o qual se prontificou a contribuir com projetos a seu cargo para resolver o problema da sinistralidade na passagem de nível do Bairro Piscatório em Silvalde.
Depois de longas e complexas negociações, reuniões técnicas a IP-Infraestruturas de Portugal foi sensível às pretensões da Câmara Municipal de Espinho para a execução imediata destas obras, que têm vindo a ser permanentemente adiadas.
Recordo que esta obra já esteve programada com financiamento garantido para Março de 2016.
Não se compreende que há um ano atrás tenham mais uma vez adiado a construção, alterando as prioridades técnicas e de segurança.”

Artigos Relacionados