Instalação artística “Frente e verso de uma vida doméstica” inaugurada no Museu

Voltada para a Praça do Mar a instalação artística “Frente e verso de uma vida doméstica” de Maria Beatitude, foi inaugurada, esta quarta-feira, dia 20 de Janeiro, no Museu Municipal de Espinho.

Esta instalação convida os visitantes e transeuntes à contemplação e reflexão!
Trata-se de um cenário que foi sendo construído à volta de uma mesa e de um computador onde tudo acontecia, durante o ano de 2020 e 2021.

A vida profissional ocupou o espaço doméstico e a interação social surgia no mesmo local com eventos marcados ou espontâneos.

Nesta mesa, o conforto apareceu em forma de guloseimas ou comidas, o estímulo através de chávenas de café, ou em anotações com planos para o futuro. As jantaradas virtuais com amigos estão representadas num bom copo de vinho. Os momentos mais difíceis foram recompensados com medalhas pelas vitórias por cada dia ultrapassado. As plantas também ocupam o seu espaço e simbolizam o exterior tão desejado, e, nesta mesa até os problemas têm uma chave para que possam encontrar uma saída.

Um universo caseiro, profissional e social que se mesclou e ocupou um lugar que, um dia no futuro, parecerá um cenário de um filme, onde pela frente as paredes mostram a realidade espalmada em 2D, e na retaguarda estão seguras por suportes que as mantêm em pé.

Assim é a obra “Frente e verso de uma vida doméstica”. Um cenário vivo que se mantém escorado por estruturas de cores quentes e amarelos que tentam ter a mesma luz do sol, e que poderá ser contemplado até dia 24 de Março, do interior ou do exterior do Museu Municipal de Espinho.

SOBRE MARIA BEATITUDE

Com um percurso multidisciplinar em áreas como o design gráfico, o têxtil e as artes plásticas, sempre usou a cor, o traço e a palavra como meio de expressão.

Licenciada em Design e Tecnologias das Artes Gráficas pela Escola Superior de Tecnologia de Tomar ESTT.IPT (2013), e com cursos realizados na Faculdade de Belas Artes do Porto FBAUP como por exemplo:
“A Figura Humana na Pintura Contemporânea” (2019); “Estúdio de Projeto em Pintura” (2016-17); “Curso Prático de Pintura: Tecnologia e Métodos Processuais” (2015- 2016); e “Curso Prático de Pintura- grau II” (2014-15). Cursos estes que foram basilares na sua prática artística.