fbpx
16.7 C
Espinho Municipality
Domingo, Agosto 9, 2020
Inicio Notícias Sociedade Intercâmbio AEMGA / Fortes Lyceum (Holanda) – Semana Portuguesa alicerça amizades

Intercâmbio AEMGA / Fortes Lyceum (Holanda) – Semana Portuguesa alicerça amizades

Data

- Publicidade -

A 2ª fase das  atividades de intercâmbio entre o Agrupamento de Escolas Dr. Manuel Gomes de Almeida e a escola Fortes Lyceum, em Gorinchem, no sul da Holanda realizou-se, entre 7 e 14 de março.

O grupo Holandês, constituído por 15 alunos e 2 professores, foi recebido calorosamente pelos seus parceiros – 13 alunos do 10º ano da ESMGA e as professoras de Inglês Marisa Rocha e Manuela Pereira. Para além destas, outros professores do Agrupamento juntaram-se a esta excelente parceria, enriquecendo as experiências proporcionadas, nomeadamente os professores André Azevedo, Nelma Patela, Alzira Rocha, Gonçalo Pina, Sara Castro e Pilar Gomes. As famílias Portuguesas que receberam os alunos Holandeses foram incansáveis, tendo contribuído grandemente para o sucesso do projeto.

O programa da semana incluiu algumas atividades escolares, mas a maioria desenvolveu-se no exterior – visitas guiadas a monumentos e locais emblemáticos, passeios pedestres, jogos na praia e tempo livre passado com os alunos e famílias que albergaram a comitiva Holandesa. As turmas do 10º e 12º ano do Curso Profissional de Técnico de Desporto participaram em algumas das atividades desenvolvidas.

Além de Espinho, a cidade anfitriã, houve ainda a oportunidade de visitar Lisboa e o Porto. O bom tempo que se fez sentir durante toda a semana, foi aproveitado ao máximo, trazendo a boa disposição fácil. Em Espinho, como não poderia deixar de ser, houve atividades em grupos binacionais na Feira Semanal e uma sessão de Orienteering, coordenada pelo professor André Azevedo e a turma do 12º Técnico de Desporto, que culminou numa visita guiada à exposição permanente do Museu Municipal (FACE). Os alunos adoraram a aula de Surf, facultada pelo professor Gonçalo Pina e pela sua equipa, na praia da Baía, e na qual participou, também, a turma de 10º Técnico de Desporto. Em Lisboa, visitou-se o Mosteiro dos Jerónimos, o Padrão dos Descobrimentos, a Torre de Belém e a Praça do Comércio. Na visita ao Porto, desceram da estação de General Torres até à Baixa onde entrevistaram alguns estrangeiros, atravessaram a ponte para a Baixa do Porto e passearam um pouco por todo o lado, entre os Aliados e o Palácio de Cristal. À noite foi a vez de o grupo usufruir de uma experiência gastronómica da terra – Francesinha para todos!

As atividades do último dia foram canceladas com vista a resguardar a comitiva Holandesa antes de partirem para o seu país, o que levou a que as apresentações dos trabalhos, desenvolvidos em grupo ao longo da semana, não se realizassem, nem a sessão de danças do mundo preparada pela professora Sara Castro, com a colaboração do 12º Técnico de Desporto.

O programa da semana Portuguesa foi substancial e incluiu algumas atividades para os professores Holandeses – uma entrevista, bastante participada, preparada pela turma 7º6ª, jantares em restaurantes diversos onde puderam conhecer a rica gastronomia local / nacional e uma visita ao ateliê da artista Espinhense, Sandra Duarte.

A Semana Portuguesa do Intercâmbio entre o AEMGA e Fortes Lyceum foi repleta de experiências verdadeiramente enriquecedoras e inesquecíveis.

Perante o sucesso que se verificou, tanto na semana Holandesa como na Portuguesa, os professores envolvidos neste projeto de intercâmbio pretendem dar-lhe continuidade no próximo ano letivo.

Últimas notícias

- Publicidade -

APP EspinhoTV

Disponível no Google Play

EspinhoTV

GRÁTIS
BAIXAR