No passado dia 3 de fevereiro, o auditório da Junta de Freguesia de Espinho foi palco das Jornadas de Educação e Inovação. Sob o tema “Literacia Digital; Conceção e Produção de Conteúdos Digitais”, o evento destacou-se como um espaço de partilha e reflexão, concentrando-se na utilização crítica das tecnologias no contexto educativo.
A cerimónia de boas-vindas, contou com a presença da presidente da Câmara Municipal de Espinho, Maria Manuel Cruz, que elogiou a iniciativa, e destacou a importância destes eventos para a modernização do ensino.
O evento, organizado pelo Plano de Ação para o Desenvolvimento Digital do Agrupamento de Escolas Dr. Manuel Laranjeira, teve como objetivos principais fomentar a integração das tecnologias digitais nas práticas pedagógicas, promover a utilização de diferentes ferramentas digitais de forma pertinente, e capacitar os docentes para a implementação de atividades que estimulem o desenvolvimento das competências digitais dos alunos.
Entre os palestrantes e reconhecidos professores que marcaram presença nas Jornadas estavam nomes como Ariana Cosme, Joana Rato, Marco Bento, Luís Borges Gouveia, Carlos Pinheiro, Bárbara Cleto, Tiago Costa, Manuela Simões, Pedro Nuno Silva, Alda Ferreira, Cláudia Meirinhos, e Liliana Fernandes.
Destinadas a educadores de infância, professores do 1º, 2º e 3º ciclos, ensino secundário e professores bibliotecários, as Jornadas visaram criar um ambiente propício à aprendizagem e à troca de experiências.
O evento não se encerrou no auditório, pois as Jornadas terão continuidade com duas sessões online nos dias 14 e 21 de fevereiro, das 18:00h às 20:30h. Estas sessões digitais têm como objetivo principal partilhar o relatório de reflexão crítica, consolidando assim o caráter participativo e colaborativo que caracterizou todo o evento.