18.3 C
Espinho Municipality
Sexta-feira, Abril 19, 2024
spot_img

ÚLTIMAS

Mário Augusto apresentou com sala cheia no Multimeios “A Sebenta do Tempo”

Por Filipe Couto

O espinhense e jornalista Mário Augusto, apresentou no Centro Multimeios de Espinho este sábado, dia 5 de Novembro, o seu mais recente livro, intitulado “A Sebenta do Tempo”.

Com sala totalmente esgotada, podemos recordar através do video a imagens e recordações que foram desempoeiradas ao baú dos arquivos da televisão. Desde da música até aos videos de publicidade de televisão mais antigos.

O livro tem prefácio do José Pacheco Pereira e breves apreciações do Francisco José Viegas, do Nuno Markl e de António Sala.

Francisco José Viegas, refere que “estas são lembranças para os que na televisão viram Bonanza, Sandokan, Kung Fu ou Os Pequenos Vagabundos – sem esquecer Vasco Granja e o Tv Rural do Eng.º Sousa Veloso. Também para os que gravaram as suas cassetes piratas com música picada aqui e ali, para os que leram Os Cinco em longos verões de bronzeado Nivea, os que espreitaram as páginas interiores da Gina, os que sabiam o nome dos rios e das linhas de caminho de ferro, os que usaram o ZX-Spectrum ou colecionaram carrinhos da Matchbox e viram a Pipi das Meias Altas. Mas é também um livro para as novas gerações: para que elas compreendam como verdadeiramente se vivia, sonhava e crescia há quarenta anos. Como eram e se alimentavam as fantasias de quem conhecia o Major Alvega, lia o Mundo de Aventuras ou corava a ouvir Jane Birkin & Serge Gainsbourg. Mário Augusto leva-nos pelo braço através desse labirinto de recordações, incansável e tolerante, explicando tudo como se fosse ontem.”

Mário Augusto, no seu discurso, salientou que “a “Sebenta do Tempo – Manuel de memória para esquecidos”, começou de uma forma muito peculiar. As coisas só me saem sob pressão, ando meio ano a pensar no título e dois meses a desenvolver o conceito e pesquisa e depois mais uns meses a queimar prazos, mas é nessa pressão que me resultam os melhores projetos.”

Escrever é a fase mais bonita destes processos criativos. Ninguém faz nada sozinho e se o diz está a mentir. Foi incrível o envolvimento da equipa da Bertrand”, entre outros que o ajudaram neste processo, desde o design do livro até ao revisor do mesmo.

Gostava que vissem esta sebenta do tempo como uma memória coletiva não só de uma geração, mas de um período único da nossa vida e do nosso país. Reparem que temporalmente encaixo entre 65 e 85, dez anos antes do 25 de abril e dez anos depois. Aos 53 anos já não tenho dúvida que a vida faz de nós o que quer, só temos que a tratar bem para que ela nos entenda e vá desenrolando a passadeira que nos faz um caminho nem sempre fácil, mas sem amarguras nem azedumes e maus fígados perante os outros, só o entusiasmo pelas coisas mais simples que juntas podem resultar em algo diferente”, referiu o autor.

Fotos: Filipe Couto

ÚLTIMAS

spot_imgspot_img

OUTRAS NOTÍCIAS

Início da obra do Dispositivo de Salvamento Aquático

0
Deu início a execução da obra do Dispositivo de Salvamento Aquático, na praia dos pescadores, um passo significativo para a segurança e o bem-estar...

Seminário Regional: Roteiro Nacional para a adaptação 2100

0
Espinho acolheu a sessão pública de apresentação dos resultados regionais de implementação do “Roteiro Nacional para a Adaptação 2100”, que se realizou na passada...

Visita às obras da IP – Infraestruturas de Portugal, I.P. no Concelho de Espinho

0
A Presidente da Câmara Municipal, Maria Manuel Cruz, acompanhada de técnicos do Município e da IP – Infraestruturas de Portugal, I.P., visitou as obras...
EspinhoTV

GRÁTIS
BAIXAR