13.6 C
Espinho Municipality
Quinta-feira, Março 28, 2024
spot_img

ÚLTIMAS

Multimeios recebeu conferência “Arte Xávega – caminhos de futuro“

Realizou-se este sábado (20 maio) uma iniciativa promovida pela Confraria da Caldeirada e do Camarão de Espinho (CCCE) em parceria com a Câmara Municipal de Espinho, Aipal e Motometria, no Multimeios de Espinho – conferência “Arte Xávega – caminhos de futuro “ .

A Confraria cumpre, desta forma, um dos seus desígnios mais importante : preservar e divulgar a Arte Xávega, como património cultural imaterial da  comunidade espinhense e, por isso mesmo, fazendo parte da identidade de um coletivo.

Assim, esta iniciativa acontece num momento importante para a cidade, a celebração do seu quinquagésimo aniversário de elevação a cidade.  Trata-se de celebrar a cidade e as suas origens e identidade, bem presente na comunidade piscatória promotora de uma pesca artesanal que permanece até à atualidade embora, infelizmente, com pouca expressão. Trata-se, também de assumir o quão importante é preservar este património que une várias comunidades do litoral português.

Com ela pretendia-se mobilizar toda a comunidade para algo que faz parte do seu património cultural imaterial. Deste modo, é importante e nunca é demais sabermos de onde vimos, ou seja  conhecermos o passado, refletirmos sobre o presente mas, acima de tudo, perspetivarmos o futuro. Todos somos convocados  para sermos agentes deste futuro.

Ilustres oradores de várias Academias e Centros de Investigação partilharam conhecimentos científicos nas várias vertentes ( histórica ,ambiental , ecológica, sociológica,  patrimonial …) . Partir de aspetos mais gerais para o particular, focando a realidade espinhense através do historiador da terra que se debruça sobre a génese desta atividade em Espinho , foi muito pertinente.

Articular várias dimensões de interpretação da Arte Xávega: conhecimento científico, versus conhecimento empírico e, por fim a expressão artística, aqui representada simbolicamente pelas letras, foi também conseguido plenamente .

Desta forma, a Confraria deu o primeiro passo para outras iniciativas que deverão seguir-se como foi referido pela Câmara Municipal de Espinho, a candidatura da Arte Xávega a património cultural e imaterial da humanidade . “Para isso, teremos de envolver toda a comunidade espinhense, as suas associações, as escolas, a Academia e o poder local. Desta forma, desejamos contribuir com espírito de cidadania para a valorização e defesa do potencial que este património representa para o nosso concelho para o país e para a humanidade.”

ÚLTIMAS

spot_imgspot_img

OUTRAS NOTÍCIAS

Reunião da Comissão Municipal do Sistema de Gestão Integrada de Fogos Rurais

0
A Presidente da Câmara Municipal de Espinho, Maria Manuel Cruz, presidiu esta quarta-feira, 27 de março, à segunda reunião da Comissão Municipal do SGIFR. Esta...

Relatório do estado das obras realizadas na Rua 19 (a nascente)

0
O Município de Espinho tem recebido variadíssimas queixas relativamente ao estado em que se encontra a Rua 19, entre o limite nascente do concelho...

Obras na Rua Rosa dos Moinhos em Anta

0
Agora que, finalmente, as condições climatéricas o permitem, teve início a obra de reabilitação da passagem hidráulica na rua Rosa dos Moinhos, que o...
EspinhoTV

GRÁTIS
BAIXAR