Município de Espinho galardoado com o certificado de “Município + Azul”

O Município de Espinho foi galardoado com o Certificado de “MUNICÍPIO + AZUL”, 2021 da Região Norte, reconhecimento que resulta do desempenho nas atividades de educação ambiental, realizadas no âmbito do Programa Bandeira Azul.
O município destacou-se por desenvolver o programa diversificado de ações, visando chegar a um maior número possível de pessoas, apesar das adversidades pandémicas. Este prémio é atribuído ao Município de cada região que obtém melhor classificação nas Atividades de Educação Ambiental sendo a avaliação efetuada pela Agência Portuguesa do Ambiente e pela Coordenação Nacional do Programa Bandeira Azul.
Ainda na cerimónia Espinho recebeu o certificado de atribuição de Bandeiras Azuis às Praias de Frente Azul, Baía, Rua 37, Paramos e Silvalde, e o certificado de implementação ativa do Programa PRAIA SAUDÁVEL, no âmbito do Programa Nacional de Vigilância Bandeira Azul 2021.
A entrega dos certificados decorreu no dia 19 de novembro de 2021, no âmbito da celebração dos 35 anos de implementação do Programa Bandeira Azul.
Ao longo destes 35 anos, a Bandeira Azul ajudou a educar para o desenvolvimento sustentável em praias costeiras, fluviais e lacustres, portes de recreio, marinas e embarcações de recreio e eco-turísticas através de um conjunto de critérios relacionados com Informação e Educação Ambiental, Qualidade da Água Balnear, Gestão Ambiental, Segurança e Serviços, Responsabilidade Social, Envolvimento Comunitário e Proteção de Ecossistemas.
O Programa Bandeira Azul é um programa de educação para o desenvolvimento sustentável, promovido em Portugal pela Associação Bandeira Azul da Europa, secção portuguesa da Fundação para a Educação Ambiental, reconhecida pela UNESCO e pelo PNUMA como líder mundial nas áreas de Educação Ambiental e Educação para o Desenvolvimento Sustentável.
Nesta sessão, reafirmou-se o compromisso de trabalhar diariamente em prol da sustentabilidade do nosso Mar e das nossas Zonas Balneares.