O Município de Espinho reuniu na sexta-feira de manhã (11 de abril), com alguns proprietários de habitações no concelho, que poderão vir a ser afetados pelo traçado da Linha de Alta Velocidade (LAV), bem como reuniu de tarde com os partidos políticos e representantes das juntas de freguesia do concelho.
A reunião decorreu nos Paços do concelho, com a presença da presença da Presidente da Câmara Municipal de Espinho, Maria Manuel Cruz, executivo da câmara e técnicos do município.
Os técnicos municipais deram conhecimento do traçado da LAV às pessoas que foi possível contactar e que serão afetadas por esta obra. O Munícipio de Espinho quis apresentar o novo traçado antes da sessão de esclarecimento de dia 14 de abril, para que as pessoas pudessem estar mais preparadas para colocar as questões aos técniso da LusoLav na segunda-feira, no Centro Multimeios. Uma iniciativa que será aberta a toda a comunidade, para poderem manifestas as suas preocupações sobre o futuro do traçado e conhecer melhor o impacto e as eventuais medidas mitigadoras. O impacto do futuro traçado será sempre menor do que o que foi inicialmente previsto.
Realiza-se na próxima segunda-feira, dia 14 de abril, às 18 horas, uma sessão pública de esclarecimento sobre o traçado da linha de alta velocidade em Espinho (com transmissão online nas redes do município). A sessão realiza-se no Centro Multimeios de Espinho e será aberta a todosos interessados e contará com a presença de representantes do consórcio LusoLav, responsável pela empreitada de construçãoda Linha de Alta Velocidade (LAV) entre Porto e Oiã.