fbpx
11.3 C
Espinho Municipality
Terça-feira, Junho 28, 2022
spot_img

ÚLTIMAS

Município promoveu reflexão sobre a habitação no concelho

Realizou-se entre os dias 11 e 13 de maio a primeira edição do “Espinho Habita ’22”, Jornadas da Habitação organizadas pela Câmara Municipal de Espinho.

Estas jornadas, organizadas com o propósito de refletir sobre as problemáticas associadas às políticas habitacionais e a sua correlação com os fenómenos urbanos e de coesão territorial, foram mais um passo no caminho que a Câmara Municipal quer construir e mais uma etapa do trabalho que têm vindo a desenvolver ao longo dos últimos meses nesta área.

O dia 11 e com a presença da Secretária de Estado da Habitação, Marina Gonçalves, a sessão abriu com a assinatura do contrato, entre o Municipio e o Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana, que fará avançar a obra, no âmbito do 1º Direito e com fundos do Plano de Recuperação e Resiliência, vai reabilitar 12 fogos do Bloco F do bairro social da Pon­te de Anta.

A Espinho Habita ’22 foi também palco da apresentação das bases daquilo que serão os programas municipais de arrendamento acessível e de incentivo à aquisição, dos programas que estão a ser preparados para as intervenções nos diferentes bairros habitacionais do concelho. Debateu-se a reabilitação na sua abrangência mais global e de que forma poderá ser um motor para alavancar o futuro de Espinho, falou-se do PDM, da arquitetura, da engenharia, de sustentabilidade e de questões da eficiência energética, e muitos outros temas.

“Para além de um direito fundamental constitucionalmente consagrado, a Habitação é o alicerce a partir do qual os cidadãos constroem condições de usufruto de outros direitos fundamentais em áreas como a educação, saúde ou o emprego. Este é o momento de começar a inverter as dinâmicas negativas no setor da habitação e isso só será possível com políticas públicas de habitação fortes e verdadeiramente capazes de promover a coesão e desenvolvimento social. É preciso mudar o paradigma e mostrar que é possível fazer mais e melhor e graças à Espinho Habita – Jornadas da Habitação estamos hoje mais bem preparados para fazer mais e melhor.”, referiu o Presidente da Câmara Municipal de Espinho, Miguel Reis.

Foram três dias de intenso trabalho, por onde passaram inúmeros especialistas e decisores, que em conjunto conseguiram que se colocasse na agenda de Espinho tão importantes temas.

Latest Posts

spot_imgspot_img

NÃO DEIXE DE VER

EspinhoTV

GRÁTIS
BAIXAR