Noite Europeia dos Investigadores – “Science Wars” no Multimeios

McDonalds_530x80_baixonoticia

Depois do sucesso das últimas edições, a Noite Europeia dos Investigadores (NEI) regressou com muitas atividades que ensinaram e divertiram miúdos e graúdos em Espinho.

Com chancela da Comissão Europeia, esta iniciativa ocorreu em simultâneo em mais de 30 países e 300 cidades, com o objetivo de celebrar a ciência e de a aproximar dos cidadãos através de um evento de acesso gratuito e aberto a todos.
Com o mote “ScienceWars – May Science Be With You!”, este ano o evento teve lugar no dia 27 de Setembro, sexta-feira passada, no Centro Multimeios de Espinho e nos dias 28 e 29 de Setembro no Parque de Serralves.
A organização da NEI, a cargo da INOVA+, teve a colaboração do Laboratório Ibérico Internacional de Nanotecnologia (INL), do Centro Multimeios de Espinho e da Fundação de Serralves, entre muitas outras organizações.

O programa desta edição deu continuidade à grande aventura que se iniciou na edição de 2018, desafiando todos os participantes a tornarem-se num ScienceFighter e a ajudarem Luke ScienceWalker e os amigos a salvarem a sua galáxia, com a ajuda da ciência.
Todos os interessados tiveram a oportunidade de participar em muitas experiências, passatempos, espetáculos e muitas outras atividades. Desde experiências com foguetões, robots, células mágicas até à produção de energia a partir de elementos naturais e contacto com organismos que conseguem digerir plástico.
A aventura contou ainda com o “Cantinho Europeu”, um espaço onde os participantes adquiriram conhecimentos importantes e úteis para a grande batalha intergaláctica e onde foram desafiados a testar os seus conhecimentos acerca da União Europeia no “Quiz da UE”.
Também a “ScienceShip”  impressionou até os mais experientes ScienceFighters, numa viagem onde mostraram muitas curiosidades acerca do Planeta Terra, das Estrelas e do Universo.

O Planetário de Espinho também exibiu algumas das suas sessões, deforma a divulgar o que é produzido na nossa cidade.

A aventura do dia 27 Setembro terminou com o concerto da banda Os Nova, uma das grandes referências musicais da nova geração nascida em pleno mundo digital.

imagem/edição Filipe Couto

Artigos Relacionados