13.2 C
Espinho Municipality
Quinta-feira, Abril 25, 2024
spot_img

ÚLTIMAS

Primeiro desfibrilhador disponível numa escola de surf em Espinho

O Corpo de Bombeiros do Concelho de Espinho deu formação em primeiros socorros e promoveu a implementação do primeiro desfibrilhador automático externo (DAE) numa escola de Surf (Surfjah).

Numa perspetiva de proximidade com outras comunidades locais, o Corpo de Bombeiros do Concelho de Espinho tem ministrado ao longo dos últimos 6 meses formação a várias instituições, ultrapassando já as 400 pessoas envolvidas.

Desta feita, lançamos o desafio a uma escola de surf dado que são os surfistas que efetivamente realizam vários salvamentos no mar todos os anos. Neste caso, além da formação habitual de primeiros socorros, propusemos ainda a certificação dos instrutores de surf como operacionais de desfibrilhação automática externa e a implementação de um equipamento DAE na escola de surf.

O DAE permite a qualquer cidadão com o mínimo de treino e uma certificação do INEM, atuar adequadamente perante uma paragem cardiorrespiratória (PCR). A maior taxa de sucesso da utilização do DAE é conseguida quando este é usado nos primeiros 3 a 4 minutos após a PCR, decrescendo drasticamente depois desse intervalo de tempo. Nesse sentido, tem crescido em Portugal os programas públicos de DAE em locais como aeroportos, grandes superfícies comerciais e também em zonas de praia.

Existem 4 elos fundamentais na designada cadeia de sobrevivência em caso de PCR e que determinam a maior probabilidade de sobrevivência: 1- Identificar rapidamente que a vítima está em PCR e ligar 112; 2 – Iniciar rapidamente suporte básico de vida; 3 – Desfibrilhar rapidamente; 4 – Cuidados avançados (médicos) de estabilização. Três dos quatro elos referidos estão nas mãos do cidadão quando existem programas públicos de desfibrilhação, como agora é o caso.

Este projeto pioneiro em Espinho foi estabelecido entre a Escola de Surf de Espinho SURFJAH, o Corpo de Bombeiros do Concelho de Espinho e a empresa de formação certificada pelo INEM, a DAE EXPRESS, tendo todo o processo sido acompanhado pelo Município.

Com esta iniciativa pretendemos dar o pontapé de saída para que todas as escolas de surf em Espinho estejam aptas, num futuro próximo, a disponibilizar esta ajuda complementar à população, em parceria com os Bombeiros, maximizando a probabilidade de sobrevivência em caso de PCR.

ÚLTIMAS

spot_imgspot_img

OUTRAS NOTÍCIAS

Visita à obra da envolvente da Vila Manuela

0
Com a instalação da rede de iluminação pública e o início do plantio de novas árvores, a obra da envolvente da Vila Manuela está...

Início da obra do Dispositivo de Salvamento Aquático

0
Deu início a execução da obra do Dispositivo de Salvamento Aquático, na praia dos pescadores, um passo significativo para a segurança e o bem-estar...

Seminário Regional: Roteiro Nacional para a adaptação 2100

0
Espinho acolheu a sessão pública de apresentação dos resultados regionais de implementação do “Roteiro Nacional para a Adaptação 2100”, que se realizou na passada...
EspinhoTV

GRÁTIS
BAIXAR