13.1 C
Espinho Municipality
Quinta-feira, Março 28, 2024
spot_img

ÚLTIMAS

Projeto Erasmus leva alunos da AEMGA a Osijek na Croácia

A Terceira Mobilidade do projeto Erasmus+ “Eco-Herit@ge Matters” levou cinco alunos e três professores do Agrupamento de Escolas Dr. Manuel Gomes de Almeida a Osijek, na Croácia, entre os dias 6 e 12 de março.

Os alunos Gonçalo Beleza, Nuno Resende, Simão Gonçalves, Tomé Santos (do 9º3ª), Diogo Macedo (do 9º 4ª) e os professores Marisa Rocha, Lígia Oliveira e Ilídio Sá foram recebidos de braços abertos na simpática escola parceira do projeto e na cidade de Osijek. Os professores e alunos Croatas foram excelentes anfitriões, proporcionando, aos visitantes, inúmeras oportunidades de conhecer a sua cultura, património, música, tradições e gastronomia.

Alunos, com idades entre os treze e os quinze anos de idade, e professores das seis escolas dos cinco países envolvidos no projeto – Portugal (Espinho e Ovar), Croácia, Grécia, Roménia e Itália – partilharam experiências inesquecíveis, durante uma semana, comunicando sobretudo em língua Inglesa, num ambiente de total camaradagem e amizade.

O programa da semana foi rico em atividades de interesse ecológico e cultural e o plano desenhado para a Mobilidade Croata foi cumprido integralmente. O primeiro dia excedeu as expetativas, tal foi o empenho de todos os envolvidos e a forma alegre como receberam os parceiros.

Após uma caminhada pela cidade velha e visita ao Forte, ao largo do rio Drava, decorreu a receção na escola, na presença do Presidente da Câmara e de outras individualidades. Para além das apresentações dos vários parceiros, houve música e canções, muito convívio, fotos de grupo, almoço tradicional, jogos e workshops, seguidos de um passeio relaxado pelo belo centro da cidade.

Nos dias que se seguiram, visitou-se o Geoparque Natural de Papuk, belíssimo com o seu manto de neve e cascata; Dakovo e a sua imponente catedral, recheada de belos frescos e cujas torres são tão altas que são visíveis de vários países vizinhos; fez-se uma atividade de orientação pelos principais pontos de interesse da cidade anfitriã, em grupos multinacionais, com a ajuda de QR-Codes, seguida por uma caminhada pela zona das Pampas, onde os alunos levaram a cabo a atividade de “plogging” (recolha de lixo em sacos feitos pelos alunos do Eco-club Croata); visitou-se o Centro Educacional de Podravlje, integrado numa  Reserva Natural, onde os alunos de cada país puderam plantar uma árvore autóctone; e desenvolveram-se muitas outras atividades, sempre em bom ambiente e excelente disposição.

A boa disposição acompanhou todos os almoços e jantares, em espaços variados, e sempre na presença de todos os participantes, oportunidades únicas para o convívio saudável tanto dos alunos como dos professores.

A semana foi encerrada com um jantar tradicional, preparado por professores e funcionários, em ambiente de festa, como não poderia deixar de ser. Os alunos Portugueses regressaram de alma cheia.

Segundo eles, esta foi a melhor experiência que já tiveram na vida! “Voltaria a fazer o mesmo sempre que pudesse”, afirmou o Simão Gonçalves. Já o Tomé, disse que: “Fiz amigos para a vida, que significam muito para mim, achei a cidade muito linda, com uma história mito interessante. Adorava voltar!” Segundo o Diogo Macedo, “ter passado uma semana em Osijek, com pessoas desconhecidas de outros países, num ambiente completamente diferente da minha cidade Natal, foi uma experiência incrível, pois consegui aprender mais sobre muitas culturas e pessoas numa só semana.”

O Diretor do Agrupamento, Dr. Ilídio Sá, acrescentou: “…foi uma semana intensa, de emoções fortes (…) os dias foram fantásticos, o país também ele fantasticamente acolhedor… E, por fim, cinco alunos Top, que tiveram um comportamento exemplar… E as duas professoras, que são, para além de amigas, excelentes profissionais e um orgulho para o Agrupamento!”, finalmente, segundo a professora Lígia Oliveira, “a semana foi pautada pela simpatia com que nos brindaram os nossos anfitriões. Estes de tudo fizeram para que nada nos faltasse e deram-nos a ver e a saborear o melhor que existe em Terras da Eslavónia. Foi uma experiência fascinante na qual a simpatia e a boa disposição de todos foi a chave.”

Os projetos Erasmus proporcionam experiências inesquecíveis a quem neles participa e contribuem grandemente para a formação de cidadãos mais completos, tolerantes, inclusivos e respeitadores da variedade, do património e da natureza. A próxima mobilidade será na Roménia e está prevista para o início de abril de 2022.

ÚLTIMAS

spot_imgspot_img

OUTRAS NOTÍCIAS

Reunião da Comissão Municipal do Sistema de Gestão Integrada de Fogos Rurais

0
A Presidente da Câmara Municipal de Espinho, Maria Manuel Cruz, presidiu esta quarta-feira, 27 de março, à segunda reunião da Comissão Municipal do SGIFR. Esta...

Relatório do estado das obras realizadas na Rua 19 (a nascente)

0
O Município de Espinho tem recebido variadíssimas queixas relativamente ao estado em que se encontra a Rua 19, entre o limite nascente do concelho...

Obras na Rua Rosa dos Moinhos em Anta

0
Agora que, finalmente, as condições climatéricas o permitem, teve início a obra de reabilitação da passagem hidráulica na rua Rosa dos Moinhos, que o...
EspinhoTV

GRÁTIS
BAIXAR