No passado dia 10 de abril, a Escola Básica Integrada Domingos Capela, em Silvalde, recebeu uma ação de sensibilização dedicada ao Desperdício Alimentar, promovida pelo Município de Espinho em colaboração com a LIPOR – Serviço Intermunicipalizado de Gestão de Resíduos do Grande Porto.
A iniciativa incluiu uma palestra dirigida aos alunos, com o objetivo de despertar consciências para um problema cada vez mais urgente: a elevada quantidade de alimentos desperdiçados diariamente. Num tom próximo e educativo, foram abordadas questões como “O que é o desperdício alimentar?”, quais as suas principais causas e que boas práticas podem ser adotadas para o reduzir, tanto nas escolas como em casa.
Com base em dados da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO), foi sublinhado que cerca de um terço dos alimentos produzidos no mundo acaba por ser desperdiçado, sendo uma grande fatia desse desperdício gerada em ambientes domésticos, cantinas e restauração. Um dado alarmante que reforça a urgência de agir.
A alimentação, para além de uma necessidade básica, foi também apresentada como um processo cultural, social e emocional, que deve ser vivido com consciência e respeito por todos os recursos envolvidos na produção dos alimentos — desde a terra ao prato.
Com este tipo de iniciativas, o Município de Espinho e a LIPOR continuam a apostar numa educação ambiental prática e transformadora, que promova comportamentos sustentáveis desde cedo, preparando os mais jovens para serem agentes ativos na defesa do ambiente e na construção de um futuro mais responsável.
No final da sessão, ficou o apelo: “Todos temos um papel a desempenhar. Bora lá?”